O Dia Internacional da Democracia é celebrado anualmente a 15 de setembro e procura chamar a atenção para a necessidade de defesa nas sociedades e a nível político, de princípios como a inclusão, tratamento igualitário entre os indivíduos, paz e desenvolvimento sustentável.
A democracia é o ambiente próprio para a proteção e realização dos valores e direitos fundamentais do ser humano.
O Dia Internacional da Democracia foi proclamado através da Resolução 62/7 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 13 de Dezembro de 2007.
O objectivo primário do SNS é a persecução, por parte do Estado, da responsabilidade que lhe cabe na protecção da saúde individual e colectiva e para tal está munido de cuidados integrados de saúde, nomeadamente a promoção e vigilância da saúde, a prevenção da doença, o diagnóstico e tratamento dos doentes e a reabilitação médica e social.
Nestes últimos anos, o sector da Saúde tem vindo a sofrer mudanças significativas, desde a transferência generalizada dos Hospitais das Misericórdias para a alçada do Estado, a criação do SNS, a publicação da Lei de Bases em Saúde, a transformação do estatuto jurídico dos hospitais públicos para SA (e posteriormente para EPE) e a construção de novos hospitais.