Quando pensamos nas indústrias dominadas por homens, a construção é provavelmente o primeiro sector que nos vem à mente.
De todas as pessoas que trabalham na construção, as mulheres representam apenas 10,3% da força do trabalho. Ainda menor é o número de mulheres trabalhadoras da construção civil na linha da frente de um estaleiro de obras - há apenas uma mulher por cada 100 funcionários. Considerando que as mulheres representam 47 por cento de todos os indivíduos empregados, isso significa que a indústria da construção beneficia apenas de cerca de 1,25 por cento do total do trabalho feminino.
São vários os fatores que explicam essa enorme lacuna de género, desde o preconceito inconsciente até à falta de preparação ou adequação e as percepções gerais das mulheres que trabalham na construção, que é tradicionalmente uma carreira dominada pelos homens. Apesar destas barreiras, as mulheres continuam a fazer o seu caminho na indústria. De acordo com Randstad, quase um terço das empresas promoveu uma mulher a um cargo sénior nos últimos anos.
Como a construção continua a crescer e a criar milhares de novos empregos, as empresas estão a recrutar mais mulheres para trazer as suas habilidades a este ramo de atividade.