Depois desta pandemia, que vai passar como todas as outras que a antecederam, muita coisa vai mudar. Se for para melhor, ótimo! Aprendemos e adaptamos-nos a um mundo melhor… Se for para pior, será uma pena! Será desperdiçada uma oportunidade, após esta dura prova, ter sido ultrapassada!
E a engenharia, que sempre se dedicou a resolver problemas da sociedade, e isto é o aspecto mais bonito da profissão, também terá que adaptar-se aos novos tempos para continuar a bem servir a humanidade, e, cada vez mais, o próprio planeta. É um mundo novo que se está a abrir, pleno de oportunidades, mas que exigirá novas visões e comportamentos.
Uma faceta interessante desse novo mundo é a que agora deveríamos estar a prever, preparando-nos para outras emergências que estão por aí a aparecer. As mudanças climáticas, por exemplo, estão a ocorrer, e estamos a ter claros sinais de que afetarão muito as nossas vidas. A poluição é outro caso, por exemplo, com a conversão de combustíveis fósseis, que já se vai realizando. Mas o que mais poderia ser feito? A respeito da mobilidade urbana, cada vez mais problemática e sufocante? A Inteligência Artificial e as redes sociais: como poderemos adaptar estas maravilhosas tecnologias para melhor nos servirem? Na medicina, o que poderá ser feito para que seja cada vez mais eficaz, utilizando as novas tecnologias? E assim por diante…