quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Mafalda

RIP Quino! 

Mercury Tower

O projeto inclui duas fases, sendo a Fase Um uma torre de 68.140 m² e 31 andares, cuja característica mais icónica é a "área trançada" entre os níveis 9 e 11, que proporcionará uma aparência distinta. O uso pretendido da torre é misto, com apartamentos residenciais e quartos de hotel na parte inferior do edifício e quartos de hotel na parte superior. O piso local da torção acomodará espaço de comodidade, serviços e recepção do hotel. A torre atravessa parcialmente um edifício listado, a Mercury House, que deve ser mantida no local e integrada ao design.

A Fase Dois é uma torre de uso múltiplo proeminente de 65.000 m² e 22 andares e estrutura de pódio. A torre possui um extenso terraço paisagístico, criando um espaço recreativo verde único. A elevação oriental da estrutura da torre monopoliza as vistas com uma elevação do elemento estrutural distinta de longo alcance e fachadas exclusivas.

Bom dia Freguesia

Bom dia Freguesia! 
https://olhares.com/fafe-palacete-foto3559351.html

Confraternização

Confraternizando pela cidade de Fafe. 

Debate

Let's do it! The first of several fight until the end of the campaign.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Rally Montelongo

IT‘S RALLY WEEK🙌
 FIA ERC Fafe Montelongo 2020 🔛 

✅ Key Points
🏁 Round 3 of #FIAERC
📅 October 2-4, 2020
📌 Fafe, Portugal
⏱18 Stages
📏 181.44 KM
🛣Tarmac

ERC appearances (since 2004 restructuring): New event for 2020
*Also counting for: FIA ERC2, FIA ERC3, FIA ERC1 Junior, FIA ERC3 Junior, FIA European Rally Championship for Teams, Abarth Rally Cup

Follow all live here, on www.fiaerc.com and www.rallyfafemontelongo.com

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Tomates

Já tenho os tomates da empresa Grão de Solo, localizada na freguesia de Fafe, lugar de Pardelhas. Parabéns amigo Pedro Valente pela forma determinada e corajosa com a qual iniciaste este projeto. 

Engineering

Depois desta pandemia, que vai passar como todas as outras que a antecederam, muita coisa vai mudar. Se for para melhor, ótimo! Aprendemos e adaptamos-nos a um mundo melhor… Se for para pior, será uma pena! Será desperdiçada uma oportunidade, após esta dura prova, ter sido ultrapassada!

E a engenharia, que sempre se dedicou a resolver problemas da sociedade, e isto é o aspecto mais bonito da profissão, também terá que adaptar-se aos novos tempos para continuar a bem servir a humanidade, e, cada vez mais, o próprio planeta. É um mundo novo que se está a abrir, pleno de oportunidades, mas que exigirá novas visões e comportamentos.

Uma faceta interessante desse novo mundo é a que agora deveríamos estar a prever, preparando-nos para outras emergências que estão por aí a aparecer. As mudanças climáticas, por exemplo, estão a ocorrer, e estamos a ter claros sinais de que afetarão muito as nossas vidas. A poluição é outro caso, por exemplo, com a conversão de combustíveis fósseis, que já se vai realizando. Mas o que mais poderia ser feito? A respeito da mobilidade urbana, cada vez mais problemática e sufocante? A Inteligência Artificial e as redes sociais: como poderemos adaptar estas maravilhosas tecnologias para melhor nos servirem? Na medicina, o que poderá ser feito para que seja cada vez mais eficaz, utilizando as novas tecnologias? E assim por diante…

Apoie o Comércio Local!

Apoie o comércio de Fafe! 
https://comerciodefafe.pt/ 

domingo, 27 de setembro de 2020

Engenharias na liderança

Acesso ao ensino superior:
1.º Engenharia Aeroespacial, IST, 191,3;
2.º Engenharia Física Tecnológica, IST, 191,3;
3.º Engenharia e Gestão Industrial, FEUP, 191,3. 

48/20 Cantautores

Gostei do que vi e ouvi. Um músico! Um artista! Um engenheiro! Uma orquestra! 

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Rali mas sem exageros!

Chiça, porra que é demais! 600.000 € em três dias para Rali e uma Associação organizadora que não é de Fafe! Será assim no futuro? Espero que não! O que conseguiriamos fazer com este valor na vertente económica, mais especificamente, que tanto necessita de intervenção neste concelho para a fixação de pessoas, dar condições a empresas e criação de emprego. Certamente questões que não devem passar ao lado de ninguém e que devem preocupar todos os Fafenses!Gosto muito de rali mas não podemos, nem devemos chegar a todas, porque o dinheiro não estica e de que nos vale um concelho que aposta no rali, com gastos astronómicos, mas a nível económico e para os que cá vivem é uma desgraça...? Sou favorável à realização desta prova do ERC, este ano. WRC e ERC: aceitam-se patrocínios para que não sejam sempre os mesmos a pagar - OS FAFENSES!  

 

Afirmação infeliz

"Não se pede a um engenheiro um plano estratégico”
Uma afirmação infeliz, que peca por desconhecimento, pois o documento a que se refere não se trata de um Plano, mas sim de uma Visão Estratégica, o que são coisas substancialmente diferentes, porquanto um Plano requer uma estratégia, uma calendarização e financiamento, o que compete agora ao Governo fazer, obviamente e uma vez mais com a participação de engenheiros. 

Salário Mínimo

Discute-se hoje o aumento do salário mínimo nacional!!!!!!
Costa estaria certamente a aguardar a posição de Rio, que defendeu o Estado, o País e não estaria à espera de outra coisa. O PSD para o bem do país sempre esteve ao lado do governo, um bom senso até apreciado lá fora, mas para encaminhar Portugal ao precipício: não contem com o PSD!
É certo que este é um país de gente que brinca com a banca e com empréstimos de milhões! Um país onde a justiça falha, a administração pública falha, muitos serviços falham... É certo que o nosso país não fiscaliza da melhor forma! É certo que poderíamos ter um país ao nível dos mais desenvolvidos do mundo.
Tudo isto é sabido!
Sabemos também o discurso do governo e seus apoiantes no amanhã - a culpa é do PSD, mas devemos lembrar-nos que a culpa é dos "gajos" que nunca levaram o país à bancarrota: Mota Pinto, Sá Carneiro, Cavaco, Durão, Santana e Passos.
É certo que queremos o país a ir em frente, que todos vivamos bem, que nos sintamos felizes e seguros nos nossos dias. Acreditem os que quiserem no discurso do "engana" e antes disso recordem-se daquele triste dia, o dia em que a máscara de um primeiro-ministro caiu, o dia 6 de Abril de 2011.

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Comboio em Fafe

Comboio

Porto Trindade - Fafe (foto)
O engenheiro italiano Cachapuz tinha pedido licença para construir várias linhas de caminhos de ferro na região Norte do país, incluindo uma de Guimarães a Braga e outra de Fafe a Cavez. A construção do lanço de Guimarães até Fafe foi parcialmente financiado por títulos de dívida, lançados pela Companhia do Caminho de Ferro de Guimarães. Em 16 de Junho de 1903, a Gazeta dos Caminhos de Ferro informou que já se tinham iniciado as obras para o lanço entre Guimarães e Fafe. O plano original colocava a estação numa trincheira de grande corte, com a avenida de ligação à vila a ficar com uma grande elevação. No entanto, a companhia refez todo o projecto, de forma a reduzir o limite das rampas e assim melhorar as condições de circulação na linha. A revisão do projecto foi feita pelo director da construção, o engenheiro F. Ferreira Lima, que aproveitou para mudar a localização da estação para um local próximo da primeira, que deixaria de estar em trincheira e ficaria com uma avenida em melhores condições. A Câmara Municipal de Fafe rejeitou o novo projecto, e nomeou o coronel engenheiro J. J. Pereira Dias para arbitrar o conflito, que no entanto decidiu a favor da companhia, pelo que a autarquia substituiu-o por um mais parcial aos seus interesses. Além disso, os proprietários exigiram grandes valores pela expropriação dos terrenos para o novo projecto, pelo que a companhia propôs ao governo uma nova alteração no local da estação, que desta vez ficaria a uma distância de cerca um quilómetro da vila. O ministro das Obras Públicas rejeitou aquela proposta e ordenou que fosse utilizado o segundo projecto, após a sua aprovação pelo Conselho Superior de Obras Públicas. O troço entre Guimarães e Fafe abriu à exploração em 21 de Julho de 1907 e encerrou em 1989. (Estórias do Comboio)

Covid-19: Trabalhos na Construção

A Direcção Geral de Saúde, atendendo à situação pandémica por COVID-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde, a 11 de março de 2020, publicou no âmbito do “Programa Nacional de Saúde Ocupacional“, os seguintes referenciais normativos, aplicáveis especificamente para as empresas e da construção:
- Orientação n.º 06/2020 de 26/02/2020– Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19). Procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em empresas;
- Orientação n.º 34/2020 de 11/07/2020– COVID-19: Prevenção e Controlo de Infeção no Setor da Construção Civil;
Ora, com base nestas e outras orientações, foram emanados, por diversas entidades, conselhos e recomendações específicos para a Indústria da Construção, dirigidas aos Profissionais e Empresas da Construção Civil, nomeadamente, Responsáveis de Crise COVID-19 em Obra, Serviços de Segurança e Saúde (SST) e outros, a saber:
·AICCOPN | AECOPS – COVID-19 | Recomendações para Empresas e Trabalhadores;
·Inspeção Regional do Trabalho dos Açores – COVID-19.
Como prevenir contágio em contexto de estaleiro de construção civil?
·Ordem dos Engenheiros – Estaleiros e Obras de Construção – Recomendações para Prevenção do Contágio;
·Ordem dos Engenheiros – Região Norte – Recomendações Técnicas de Higiene e Segurança no Trabalho – Especial COVID-19.
(Artigo Técnico escrito a 12 de setembro 2020, por Ricardo Da Cunha Reis, Engenheiro Civil, Engenheiro Especialista na Segurança na Trabalho da Construção)
https://haengenharia.pt/noticias/artigo-tecnico-engenheiros-civis-e-construcao/

Campanha

Em 2013, na campanha autárquica, num momento de conversa. 

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Cavaco Silva

"Nunca votei PSD na minha vida mas vou aqui fazer a defesa do Cavaco Silva. Inflações de 30% acabaram com ele. A consolidação do SNS deve-se muito a ele, é fácil lançar leis sobre a criação do SNS,  consolidá-las é outra história...Taxas de juro baixas que levaram a classe média a aceder ao crédito para a habitação, em massa, foi com ele e com juros bonificados. 13o e 14o mês para os reformados também foi ele. Lançou a campanha de obras públicas que azeiteiros armados em grandes  intelectuais tanto criticaram e ainda hoje  criticam, quando era uma necessidade do país como pão para a boca. Fez de Portugal o primeiro país do Sul da Europa a atingir as metas de entrada do Euro levando a imprensa alemã a engolir em seco e a referir o "carácter Atlântico" do país para o distinguir do resto do Club Med. Foi primeiro-ministro mais de 10 anos mas chegou ao fim e já ninguém tinha memória do que era o FMI. Entretanto chegou Guterres e lançou as bases do Portugal endividado até ao osso. Mas esse sim é lembrado como um grande "humanista"..." (um amigo atento) 

Outono

Que ao cair das folhas se encontrem sorrisos de plena felicidade. Será uma estação exigente para todos, cheia de novos desafios - bem-vindo Outono!

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

O Associativismo

O ASSOCIATIVISMO E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Marcado por uma crescente consciência social e cívica, associada ao confronto de classes e à reivindicação coletiva que proporcionou o protagonismo das associações de cidadãos, em Portugal, o associativismo começou a afirmar-se a partir de meados do século XIX, quase sempre associado a organizações de natureza profissional nas quais se congregavam trabalhadores do comércio ou das artes e ofícios.
Antes de 25 de abril de 1974 grande parte das associações, especialmente as de caráter cultural, apresentavam-se como garantes de liberdade e de democracia na qual se reunia um conjunto de pessoas com o intuito de alcançar um objetivo definido.
Com o consolidar da democracia era de esperar que o associativismo passasse a ser a expressão organizada da sociedade civil, através da qual se passaria a apelar à responsabilização e intervenção dos cidadãos em várias esferas da vida social, constituindo-se como um importante meio de exercer a cidadania, quer “ajudando a pensar” as comunidades onde se inserisse, quer intervindo para mudar, promover ou consolidar práticas comunitárias culturais, recreativas, desportivas e de solidariedade que o aparelho de estado (e naturalmente a autarquias) não conseguissem realizar.
Na última centena e meia de anos o associativismo em Portugal passou, basicamente, por seis tipos de associações: coletividades de cultura e recreio; grupos culturais; bombeiros voluntários; associações de educação popular; organizações populares de base; e organizações mistas (associações de pais, associações de saúde comunitária e de associações defesa do património cultural e ambiental).

Casa Dançante de Praga

Quando a Engenharia é a Arquitetura funcionam. 😎👷🏻‍
Um modelo bastante similar - Casa Dançante de Praga!

domingo, 20 de setembro de 2020

Tennis

Tennis is an Olympic sport and is played at all levels of society and at all ages. The sport can be played by anyone who can hold a racket, including wheelchair users. The modern game of tennis originated in BirminghamEngland, in the late 19th century as lawn tennis

Grupo Nun' Álvares Fafe - Dínamo Sanjoanense

O Palácio dos Desportos de Torres Novas é uma instalação multiusos de grande qualidade que permite a prática de actividades desportivas e que cumulativamente possibilita a realização de eventos culturais (teatros, óperas, etc.) e sociais (conferências, congressos, concertos, exposições, etc), dependendo da configuração adotada pode receber um número significativo de visitantes, fruto da aposta em bancadas do tipo telescópico, com capacidade para 1300 lugares sentados.

Ocupando uma área de implantação de 5610 m2 dispõe de cerca de 1820 m2 de área útil na Nave central. Esta grande Nave dispõe, ainda, de vários tipos de pisos que permitem a prática de todas as modalidades desportivas e eventos culturais. Para além disso, possui ainda 8 balneários, um restaurante com acesso independente da instalação, uma sala de conferências, dois gabinetes, salas preparadas para grandes eventos e uma sala de ensaios com isolamento acústico e que poderá simultaneamente funcionar como sala de aulas de grupo.

Características técnicas

Áreas desportivas

Sala de ensaios/ Aulas de Grupo

Na área desportiva o Palácio dos Desportos possui ainda um ginásio com cerca de 163,4 m2 (11,5 x 14,5) tem um pavimento fixo de material sintético com excelentes condições para a realização de actividades de estúdio, dança, artes marciais e outras.

Na realização de espectáculos ou actividades culturais, esta instalação pode adoptar diversas configurações de acordo com as necessidades específicas.

Nave Central

1. Dimensões Sem bancadas 48m x 38m l | área expositiva útil de 1820 m2 Com bancadas 44m x 26m l | área expositiva útil de 1360 m2

2. Bancadas Existem dois tipo de bancadas. Um grupo fixo e outro de bancadas do tipo telescópico, construídas em estrutura de aço laminado a frio, todas elas amovíveis manualmente. A bancada nascente tem capacidade para 800 pessoas e a bancada poente para 500.

3. Pisos Para além do pavimento base (betonilha industrial, com autoalisante e tratamento em epoxyco,  a Nave Central dispõe de um piso para competições desportivas em madeira constituído por painéis pré-fabricados e acabados de madeira de Pau de Cetim de grande estabilidade, sendo a base constituída por amortecedores de pavimento elástico-sintético de borracha natural. Está aprovado e reconhecido oficialmente pela maior parte das Federações Internacionais das várias modalidades, principalmente as de Basquetebol e Andebol, com as medidas de 48m x 38m com as bancadas amovíveis recolhidas. Em situação de treino a capacidade de actividades desportivas pode ser triplicada devido às suas marcações transversais.

O Palácio dos Desportos tem ainda um piso portátil em oleado de fácil montagem estando assim apto também para acolher eventos relacionados com espectáculos musicais, congressos e reuniões.

4. Cortinas A Nave Central está equipada com um conjunto carros amovíveis com cortinas opacas alinhadas entre elas, possibilitando a abertura parcelar do conjunto, para que os lay-outs transversais tenham as bancadas parcialmente abertas ou totalmente recolhidas.

Para além destas cortinas opacas, a Nave está equipada com um conjunto de duas redes de protecção de fundo, para lay-outs de competição.

Áreas de Serviço

Sala de Conferências de Imprensa (2) – Existem duas salas de formação, localizadas a nível dos dois pisos. Com uma dimensão de 52,6 m2 (7,25 x 9,25), tem uma capacidade total de 30 lugares sentados. No 1º piso, a sala de formação tem 52 m2 (7,42m x 5,65m), com capacidade para 25 lugares sentados. Ambas as salas possuem ligações telefónicas, sistema de som e de retro projecção.

Régie – Com uma dimensão de 19,3 m2

Gabinete Médico - Com uma dimensão de 25 m2, está equipada com marquesa, biombo, banco de apoio e armário de primeiros-socorros. Tem sanitários.

Cabines de Imprensa (6) – Com 6,10 m2 (2,35 x 2,60), as cabines de imprensa estão equipadas com ligações telefónicas e acesso à Internet.

Gabinetes (2) - Dois gabinetes, um com 91,8 m2 (9,4 x 10x4) e outro com 92,4 m2 (8,8 x 12,2) com sanitários, estão equipadas com sistema de climatização, ligações telefónicas e instalação sonora, podendo ser utilizado para a realização de seminários, conferências, colóquios, etc.

Balneários (8) - Oito balneários, cada um com 24,37 m2  na zona de vestiário; 7 chuveiros e 3 lavabos; e com 40 m2 (8 x 5) na zona de sanitários.

Balneários para Deficientes (3) - que integra espaço adequado aos deficientes (9 m2).

Balneários de Árbitros (3) - Três balneários, cada um com 18,6 m2 (6,80 x 3,30), com capacidade para 6 utentes. Possui sanitários.

Áreas de apoio ao Público: o Hall de Entrada constitui um dos espaços interiores mais atraentes do edifício, possuindo cerca de 46 m2.É o acesso principal ao Multiusos, com 2 entradas para o público. Neste Hall localizam-se o Balcão de Informações (com 1m e ligações eléctricas e telefónicas), um Posto de Telefone Público, os Sanitários Públicos (para homens e mulheres e deficientes,) e duas escadarias para acesso às Galerias e as Bancadas.

Área VIP: Zona especial para convidados, com acesso independente pelo exterior, totalmente envidraçada e localizada na parte superior do edifício, enquadrada com o centro da Nave Central e com serviço de bar.

Construção Segura e Sustentável


Adote e promova os comportamentos adequados para conter o contágio da COVID-19 nos locais de trabalho.
Juntos, promovemos um Setor da Construção mais forte.

sábado, 19 de setembro de 2020

Volta a Portugal

Desde 1938 que Fafe surge no mapa da Volta a Portugal em bicicleta. Entre partidas e chegadas de etapa, Fafe tem 34 participações na Volta. 

Campeões Nacionais de Andebol

Nas arrumações de hoje de Andebol, no pavilhão municipal: "Campeões Nacionais da Juniores 97/98 da 2a. Divisão". 

CEA

Conselho Estratégico Autárquico do Partido Social Democrata

Obras Públicas

"A Engenharia nacional, infelizmente, não está preparada e há que reconhecê-lo como uma fragilidade nacional", declarações de Carlos Mineiro Aires sobre as grandes obras públicas a financiar no próximo ciclo de fundos europeus. 

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Foral Manuelino

Monte Longo teve o seu único foral outorgado pelo Rei D. Manuel em 5 de novembro de 1513. 

Os forais eram, na Idade Média, diplomas pelos quais o Rei ou o Senhor garantia aos moradores de determinada terra certas regalias e privilégios, visando incrementar o povoamento e a fixação das pessoas. Em grande parte dos casos, as cartas de foral eram os documentos fundadores dos concelhos, regulando a vida jurídica, administrativa e comercial das populações.

Monte Longo não está neste caso. O concelho já existia, no início do século XVI, com a sua Câmara (onde foi depositado um dos três exemplares do foral e que ainda aí se guarda) e a sua administração municipal. Sabemos pela documentação que o município já vinha da era medieval, como se comprova pelas Inquirições de 1220 e de 1258, herdeiro da terra de Monte Longo, de que há notícia desde o séc. XI. O foral não cria assim o concelho, antes o legitima. 

O foral outorgado “à terra e concelho de mote longuo”, em Lisboa, no dia 5 de Novembro de 1513 estabelece os procedimentos a observar pelas populações quanto aos montados, aos maninhos, tabeliães, ao gado extraviado e às penas resultantes do uso das armas. A certeza é a de que estamos em presença de uma sociedade rural, que vivia basicamente da exploração da atividade agrícola e pecuária. O foral de Monte Longo revela ainda alguns dos funcionários concelhios existentes à altura: o mordomo do senhorio, que deveria arrecadar os foros, o montador, os três tabeliães pagos pelos habitantes do concelho (mil e oitenta reais), o meirinho e os juízes.

Por outro lado, demarca claramente a autonomia do concelho, patente na proibição de ingerência dos funcionários da administração central em várias facetas da vida local, designadamente, pelo impedimento da intervenção dos almoxarifes, contadores e outros oficiais régios em casos de quebra do cumprimento do foral, sob pena de serem destituídos para sempre das suas funções.

Na altura da outorga do foral, o concelho de Monte Longo era formado por apenas 13 freguesias e dois coutos.

Fafe

Fafe tem origem árabe ou germânica? As explicações dividem-se. Todavia, há mais opiniões, e quiçá mais popularizadas, sobre a matéria. Segundo os enciclopedistas e dicionaristas, a designação Fafe provirá do rico-homem e alferes-mor do Conde D. Henrique, D. Fafes Luz, ou de seu filho D. Godinho Fafes, presumivelmente senhores da terra aí pelo século XII. É, no entanto, estranho que o nome apenas entre na documentação passados cinco séculos, o que deveria fazer cair por terra tal teoria. Mas não é tudo. Há ainda uma outra tese, a daqueles que fazem entroncar a origem do topónimo num pássaro abundante na região, no passado, de nome Dom Fafe.     

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Porto - Portugal 🇵🇹

Alerta

Fafe, uma cidade em alerta, ora pela chuva, ora pelo sol! 

Faz Engenharia

No âmbito do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, que está a decorrer, a Ordem dos Engenheiros (OE) criou a campanha de comunicação “FAZ ENGENHARIA!”, com o objetivo de sensibilizar os jovens para a importância e diversidade de que é constituída esta área e, assim, captar vocações para a profissão. 
A campanha está ativa nas redes digitais da OE, incluindo, pela primeira vez e de forma inovadora, a rede TikTok, onde decorre um challenge dedicado ao público alvo da campanha. No desafio é pedido aos participantes que apresentem argumentos criativos que demonstrem que a Engenharia de cada um é melhor que as restantes.
O vídeo com mais likes ganha uma bicicleta elétrica e os autores dos quatro seguintes recebem bilhetes duplos para os Festivais de Verão 2021. Participa!
Mais informações sobre o passatempo e regulamento aqui:
https://www.ordemengenheiros.pt/pt/faz-engenharia/

Skyscrapers

“There is nothing more poetic and terrible than the skyscrapers’ battle with the heavens that cover them.” — Federico Garcia Lorca

Desfolhada

Nos fins de Setembro, princípios de Outubro cortam-se as canas do milho, que são transportadas para a eira no carro de bois. Na eira faz-se a desfolhada.

A desfolhada é um trabalho agrícola onde se retira a espiga (ou maçaroca) da planta, que se chama milho. Embora possa parecer uma festa, é um trabalho duro e cansativo, tanto para os adultos, homens e mulheres, como para os jovens e as crianças que, por essas aldeias fora, trabalham no campo.

À medida que se desfolha, vai-se amontoando as espigas em cestos de verga ou de costelas que, depois de cheios, são despejados no canastro ou espigueiro.

Os jovens participam entusiasmados nas desfolhadas, sempre na esperança de encontrar milho-rei ou rainha para poderem dar um beijo à namorada.

Onde está o milho-rei?
Durante as desfolhadas, o aparecimento das espigas de milho vermelho é fundamental para manter o entusiasmo de todos.

É que o feliz achador tem a obrigação de gritar bem alto: - MILHO REI ! - e o direito de dar uma volta a todos os trabalhadores, distribuindo abraços. Antigamente, esta era uma oportunidade única para se aproximar fisicamente das raparigas, das namoradas, até das noivas porque, na época, as convenções sociais eram muitas e a vigilância por parte dos pais era muito apertada.

Sempre, após as malhadas ou desfolhadas, os donos da casa ofereciam uma lauta merenda, geralmente constando pão de milho ou centeio, azeitonas, iscas de bacalhau ou sardinha assada, não faltando, é claro, o indispensável vinho servido em cabaça por onde todos vão bebendo.

Durante essa merenda e prolongando-se por algum tempo mais, entre os presentes sempre tinha alguém que tocava, ou pelo menos “arranhava” uma concertina (é assim que chamam aos acordeões menores) e o baile estava formado. No Minho não se compreendia que se pudesse executar qualquer faina (trabalho) agrícola sem ser acompanhada ou coroada por cantos e danças.

Depois das desfolhadas, as folhas eram aproveitadas para encher colchões. As espigas eram malhadas para a desfolhar os grão e o carolo (aparte branca do interior da espiga) era aproveitado para o fogo. O pó, chamado moinha, dava para encher almofadas. O grão do milho era passado por um limpador e posto na eira a secar. Depois de seco, era limpo novamente e posto em caixas (arcas).

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Associação Desportiva de Fafe

A Associação Desportiva de Fafe surgiu da fusão de dois grandes clubes que chegaram a conseguir grandes cometimentos no futebol regional e nacional: Sporting Clube de Fafe e Futebol Clube de Fafe, em 1958.

Ponte de Vidro

Há Engenharia nos 546,15 metros que completam a maior ponte de vidro do mundo, e que agora abriu ao público.

 

Esta nova ponte estende-se por  526,14 metros através do rio Lianjiang, no sul da China, e oscila cerca de 200 metros acima do rio, proporcionando uma caminhada memorável para os corajosos que se atreverem a atravessá-la.

A ponte foi criada com expansões para plataformas, com cerca de 8 metros de largura, onde os visitantes podem fazer uma pausa enquanto caminham sobre esta ponte. O fundo é composto por três camadas de vidro laminado temperado, com cerca de 4,5 centímetros de espessura.  Pensado para totalmente transparente,  este fundo em vidro permite aos visitantes ter a sensação de caminhar sobre o rio.

A ponte tem capacidade para até 500 visitantes ao mesmo tempo. Foi concluída no início deste ano e foi oficialmente reconhecida pelo Guinness World Records como a maior ponte de vidro do mundo no início do verão de 2020.

Há Engenharia na maior ponte de vidro do mundo. Há Engenharia em tudo o que há.


terça-feira, 15 de setembro de 2020

Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Igreja do Sagrado Coração de Jesus 
41°26'23.4"N 8°10'42.4"W

Igreja Nova de São José

Cronologia da construção da Igreja Nova de São José 

Séc. 19, final - Intenção de construir uma nova igreja; 
1895, 25 Fevereiro - o emigrante brasileiro Fortunato José de Oliveira, poucos dias antes de morrer, lega oito contos de réis para construir a nova igreja; 
1898, Outubro - José Peixoto de Magalhães e Menezes retira-se da comissão constituída para construir a igreja por não haver verba suficiente; 
1901, Outubro - colocação da soleira do portal principal, estatando a obra já a meio; o empreiteiro bracarense Francisco da Silva Mouta iniciou a obra, abandonando-a posteriormente; 
1910 - as obras estavam paradas; 
1935 - Margarida do Rosário Summavielle oferece a imagem de São José; 
1936, Agosto - o padre Manuel Domingues Bastos encarrega o arquitecto Korrodi do projecto da igreja; a obra de cantaria é retomada; 
1946, 13 Julho - benção do sino; 
1961, 11 Junho - inauguração.

Bombeiros

 

Bocage

Bocage foi um poeta português do período neoclássico (setecentismo ou do arcadismo) e um dos precursores do Romantismo em Portugal. Foi considerado um dos mais importantes poetas e sonetistas portugueses do século XVIII. Junto aos poetas Camões e Antero de Quental, Bocage forma o trio dos maiores sonetistas líricos da literatura portuguesa.
Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage nasceu em Setúbal, dia 15 de Setembro de 1765. Filho do advogado José Luís Soares de Barbosa e de Mariana Joaquina Xavier l'Hedois Lustoff du Bocage, ambos descendentes da região da Normandia.
Bocage era um dos seis filhos do casal e, como previsto, teve uma boa educação, estudando línguas (francês, latim, italiano) e literaturas. O poeta apresentava um comportamento inquieto, aventureiro e polémico, e mais tarde chegou a ter uma vida boémia.
Na infância passou por momentos difíceis, uma vez que seu pai foi preso quando tinha apenas seis anos, e ficou órfão de mãe, aos 10 anos. Fez parte do exército e da marinha portuguesa. Viajou para o Brasil, África, China e, na Índia, e exerceu o posto de guarda-marinha. Em 1790, retorna à Lisboa, iniciando sua vida literária, para a qual se dedicou até o resto de seus dias.
Nesse mesmo ano, participou das Arcádias, denominadas as associações literárias da época, para a qual foi convidado, e aderiu à "Academia das Belas Letras", ou "Nova Arcádia". Foi um dos mais influentes poetas portugueses, donde adota o pseudónimo Elmano Sadino. Foi perseguido e preso pela Inquisição, de forma que satirizou a Igreja e o poder clerical. Nesse momento, sua obra reflete tendências pré-românticas.
Faleceu em Lisboa, dia 21 de Dezembro de 1805, vítima de aneurisma. Na casa onde arrendou e viveu com sua irmã, no Bairro Alto, em Lisboa, localizada na Travessa André Valente, n.º 25, possui uma lápide dedicada ao poeta: “Aos 21 de Dezembro de 1805 faleceu nesta casa o poeta Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage”.

Serviço Nacional de Saúde

O Dia Internacional da Democracia é celebrado anualmente a 15 de setembro e procura chamar a atenção para a necessidade de defesa nas sociedades e a nível político, de princípios como a inclusão, tratamento igualitário entre os indivíduos, paz e desenvolvimento sustentável.

A democracia é o ambiente próprio para a proteção e realização dos valores e direitos fundamentais do ser humano.

O Dia Internacional da Democracia  foi proclamado através da Resolução 62/7 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 13 de Dezembro de 2007.

O objectivo primário do SNS é a persecução, por parte do Estado, da responsabilidade que lhe cabe na protecção da saúde individual e colectiva e para tal está munido de cuidados integrados de saúde, nomeadamente a promoção e vigilância da saúde, a prevenção da doença, o diagnóstico e tratamento dos doentes e a reabilitação médica e social.

Nestes últimos anos, o sector da Saúde tem vindo a sofrer mudanças significativas, desde a transferência generalizada dos Hospitais das Misericórdias para a alçada do Estado, a criação do SNS, a publicação da Lei de Bases em Saúde, a transformação do estatuto jurídico dos hospitais públicos para SA (e posteriormente para EPE) e a construção de novos hospitais.


Dia Internacional da Democracia

O Dia Internacional da Democracia é celebrado anualmente a 15 de setembro e procura chamar a atenção para a necessidade de defesa nas sociedades e a nível político, de princípios como a inclusão, tratamento igualitário entre os indivíduos, paz e desenvolvimento sustentável.

A democracia é o ambiente próprio para a proteção e realização dos valores e direitos fundamentais do ser humano.

O Dia Internacional da Democracia  foi proclamado através da Resolução 62/7 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 13 de Dezembro de 2007.


 

Autárquicas 2013

No ano 2013, em plena campanha Autárquica, neste dia, numa conversa com o Pedro Gonçalves, apanhados pela objetiva do Ivo Borges. 🍊✌️


segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Mulheres na construção civil

Quando pensamos nas indústrias dominadas por homens, a construção é provavelmente o primeiro sector que nos vem à mente.

De todas as pessoas que trabalham na construção, as mulheres representam apenas 10,3% da força do trabalho. Ainda menor é o número de mulheres trabalhadoras da construção civil na linha da frente de um estaleiro de obras - há apenas uma mulher por cada 100 funcionários. Considerando que as mulheres representam 47 por cento de todos os indivíduos empregados, isso significa que a indústria da construção beneficia apenas de cerca de 1,25 por cento do total do trabalho feminino.

São vários os fatores que explicam essa enorme lacuna de género, desde o preconceito inconsciente até à falta de preparação ou adequação e as percepções gerais das mulheres que trabalham na construção, que é tradicionalmente uma carreira dominada pelos homens. Apesar destas barreiras, as mulheres continuam a fazer o seu caminho na indústria. De acordo com Randstad, quase um terço das empresas promoveu uma mulher a um cargo sénior nos últimos anos.

Como a construção continua a crescer e a criar milhares de novos empregos, as empresas estão a recrutar mais mulheres para trazer as suas habilidades a este ramo de atividade. 

domingo, 13 de setembro de 2020

Roda

Domingo de Fórmula 1, Moto GP e Volta à França.

Relembrando a origem da Roda... 

Os povos primitivos tinham necessidade de mudarem de zona com frequência, por simples e óbvias razões de sobrevivência. Como nómadas que eram, tinham necessidade de movimentar as suas coisas de sítio para sítio.

A roda terá sido o culminar dessa necessidade de se conseguir movimentar pesos que estavam para além da capacidade humana. Inicialmente usavam-se animais domesticados que, devido à sua maior resistência e força, permitiam a movimentação de determinadas cargas mas mesmo dessa forma existiam limites que nem os animais conseguiam ultrapassar.

Uma das formas de vencer esses limites terá sido inventado pelos egípcios, que começaram a usar troncos de árvores como cilindros para assim conseguirem movimentar cargas de pesos muito elevados. Pensa-se que terá sido desta técnica que terá surgido a ideia do eixo fixo com discos de madeira maciços nas pontas.

O registo mais antigo que existe do uso da roda em “veículos” foi encontrado numa placa de argila encontrada na Suméria, datada do ano 3500 a.C. e na qual se pode ver o desenho de uma carroça que, segundo os historiadores, seria um carro fúnebre construído com uma tábua central e duas tábuas arredondadas presas de ambos os lados. Mais tarde, cerca do ano 2000 a.C., os sumérios colocaram raios no lugar da estrutura maciça.

Apesar da roda continuar a ser considerada, por inúmeros cientistas, como tendo sido o maior invento de todos os tempos, a verdade é que hoje em dia a sua importância é subestimada.

No entanto, se considerarmos que ela é o princípio básico de todos os dispositivos mecânicos, a coisa muda de figura. Quatro das principais fontes de energia têm por base a roda: a electricidade, o vento, a água e a força animal.

A verdade é que sem a invenção da roda a humanidade não teria chegado muito longe. Neste preciso momento estão biliões de rodas, de diversos tamanhos e com diversas funções, a fazer a sociedade funcionar, a manter a nossa vida possível através do seu movimento.