Recordar o Eng. Armando Campos e Matos, 13º Reitor da Universidade do Porto (1978-1981), último a ser nomeado por provimento ministerial puro, nasceu em Fafe a 5 de Novembro de 1919. Formado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da U.Porto, estagiou em Paris, nos “Laboratoires du Bâtiment et dês Travaux Publics”. De regresso a Portugal, abraça a carreira de docente da FEUP, sendo nomeado Professor catedrático do quadro em Fevereiro de 1968.
Recordar José Florêncio Soares nasceu em Fafe a 4 de Março de 1824. Filho de médico cirurgião e proprietária emigrou para o Brasil com apenas 13 anos de idade e por lá casou com Maria Teresa da Costa do Rio de Janeiro.
Na qualidade de um dos mais bem sucedidos «brasileiros» de torna viagem, foi um dos fundadores da Fábrica do Bugio (1873) e esteve à frente de um grupo de outros «brasileiros» de Fafe que promoveram a construção do Hospital da Misericórdia (1863).
Como Presidente da Câmara Municipal liderou as principais obras dos finais do século XIX, das quais se destaca o Jardim público (1892).
José Soares foi, na época, o principal benfeitor da construção da Igreja nova de S. José, interrompida após a sua morte em 1 de Abril de 1900. Fafe reconheceu este distinto fafense atribuindo o seu nome à Praça defronte ao Hospital de S. José.
Lembrar a construção do monumento era ideia já antiga, no sentido de mostrar a quem visita a cidade o símbolo deste concelho, tantas vezes utilizado em cartazes e outras formas de promoção da terra. A sua concretização, segundo a imprensa da época, deveu-se à iniciativa do falecido Eng. º Mário Valente, na altura técnico da Câmara Municipal e que congregou à sua volta o apoio de fafenses dedicados, constituídos em comissão promotora e que desde o início teve o inteiro apoio da autarquia.
Com início em 1959, a Alanol evoluiu para o desenvolvimento e registo de patentes de eletrobombas submersíveis. A empresa foca-se na produção consistente de material próprio, sempre com a filosofia de inovação e qualidade, que faz da Alanol uma referência no ramo.
Recordar o Director da Companhia de Fiação e Tecidos de Fafe, o Senhor Engenheiro João Mendes Ribeiro.
Lembrar os primeiros Engenheiros que estiveram à frente do 1º PDM de Fafe.
Por fim, o meu amigo Sr. Prof. Engenheiro Vasco Peixoto de Freitas, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.