A inauguração foi a 6 de agosto de 1966, mas a sua ideia nasceu muitos anos antes, quase um século, quando os primeiros esboços de ligação entre as duas margens começaram a ser feitos. A primeira noção registada para a construção de uma ligação entre Lisboa e a margem Sul data de 1876. A construção teve uma duração impressionante de 45 meses, começando as obras a 5 de novembro de 1962 e terminando a 6 de agosto de 1966, rezando as crónicas que tal foi conseguido seis meses antes do prazo previsto. O primeiro carro que atravessou a ponte foi um Austin Seven verde. Nas horas seguintes, atravessaram a ponte outros 50 mil carros. Está a 70 metros de altura da água, e o seu ponto mais alto tem 190 metros! No total, mede cerca de 2,2 km. É uma ponte suspensa rodoferroviária. Diz-se que a Golden Gate Bridge, em São Francisco (EUA) é a twin sister da nossa ponte. Em comum têm o seu aspeto: são as duas pontes suspensas, e têm uma cor vermelha muito bonita. Mas a verdadeira inspiração vem de outra ponte na mesma cidade norte-americana, a Bay Bridge, que apesar de ser branca é ainda mais parecida com a nossa. A sua construção custou à volta de 11 milhões de euros (nada mau para a altura) e no projeto estiveram envolvidos 3 mil trabalhadores diários. Depois da inauguração da ponte, passaram 6 milhões de carros em 1970. Hoje em dia, podemos contar com mais ou menos 150 mil carros por dia. Foi eleita a ponte mais bonita da Europa, em 2014, pela European Best Destination.