terça-feira, 18 de agosto de 2020

A7

A  A7 é uma autoestrada portuguesa. Inicia-se na Póvoa de Varzim (nó com a A28 ), segue pelo vale do Ave até Vila Nova de Famalicão (nó com a A3) e Guimarães e termina em Vila Pouca de Aguiar no nó com a A24 . O troço Póvoa de Varzim – Guimarães desta autoestrada é paralelo com o troço Esposende – Guimarães da A11. As duas autoestradas juntam-se nas proximidades de Guimarães e seguem um traçado comum ao longo dos 6 km seguintes. A A7 foi originalmente pensada para ser apenas um ramal que ligasse Guimarães à A3 (em Vila Nova de Famalicão). Com esse objetivo, a construção da A7 foi adicionada à concessão da Brisa em 1991. O primeiro troço (entre Famalicão e Serzedelo) abriu em 1994 e a autoestrada chegou a Guimarães em 1996, ficando com uma extensão de cerca de 20 km. O governo português acabou por decidir prolongar a autoestrada, quer para oeste (até à Póvoa de Varzim), quer para leste (até ao então futuro IP3, que faria a ligação a Chaves). A A7 foi inteiramente concessionada à Aenor (atual Ascendi) em 1999 (por 30 anos), no contexto da concessão Norte, uma concessão que também inclui a A11. O prolongamento da A7 foi concluído em 2005, ficando a autoestrada com um comprimento de 104 km.