segunda-feira, 31 de agosto de 2020
Fafe dos Engenheiros
sábado, 29 de agosto de 2020
Escola Secundária de Fafe
Santuário do Cabo Espichel
Classificado como Imóvel de Interesse Público pelo decreto n.º 37728, de 5 de janeiro de 1950, o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel consiste num complexo arquitetónico civil e religioso único, que alia a monumentalidade do edificado à imaterialidade da devoção religiosa.
As suas origens remontam, pelo menos, ao século XIV, a um documento da chancelaria de D. Pedro I, datado de 1366, que refere os caminhos de peregrinação a Santa Maria do Cabo. No entanto, de acordo com a tradição oral, a descoberta, no promontório, da imagem de Nossa Senhora por dois velhos da Caparica e de Alcabideche, que, em sonhos semelhantes, teriam sido avisados pelos Céu, terá ocorrido, somente, no ano de 1410. O século XV marca, pois, um amplo desenvolvimento do Santuário. Neste período é erguida a Ermida da Memória, bem como a primitiva Igreja.
A elevada afluência de peregrinos ao local, pautada pela constituição, em 1432, da Confraria de Nossa Senhora do Cabo, leva a que, entre 1701 e 1770, sejam erigidas as principais edificações que hoje compõem o complexo arquitetónico: Casa da Água; Igreja; Aqueduto; Mãe d’Água/poço Velho da Azóia; Poços; Casa da Lenha, Casa da Ópera; Hospedarias; Três Cruzeiros de Peregrinação e Cruzeiro de Chegada.
Com as invasões napoleónicas, o culto entre em progressivo declínio, travado, contudo, por diversas obras de recuperação realizadas ao longo das últimas décadas.
Atualmente, o culto no Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel encontra-se vivo, nomeadamente através das celebrações dos círios de Azoia, Palmela e Sesimbra, cujas festividades se realizam nos meses de março e abril e agosto e setembro, respetivamente.
Taberna Oporto
sexta-feira, 28 de agosto de 2020
Senna
I have a dream!
I have a dream that one day this nation will rise up and live out the true meaning of its creed: "We hold these truths to be self-evident, that all men are created equal."
I have a dream that my four little children will one day live in a nation where they will not be judged by the color of their skin but by the content of their character.
I have a dream today!
quinta-feira, 27 de agosto de 2020
Construção em Portugal
Nossa Senhora das Graças
Protect our planet!
quarta-feira, 26 de agosto de 2020
Clarabóias
Aqueduto
terça-feira, 25 de agosto de 2020
Nova Ponte
segunda-feira, 24 de agosto de 2020
Igreja Matriz
Conferências de Solvay
domingo, 23 de agosto de 2020
Parabéns Fafe!
sábado, 22 de agosto de 2020
Colapso das Torres Gémeas
Arranha-Céus em Portugal
Em Portugal nunca houve muita tendência para a construção em altura. Talvez não tenhamos a população suficiente para que se justifique esse tipo de construção mas o certo é que os vários projetos que surgiram com construção acima dos 100 metros tornaram-se verdadeiros casos de polémica junto das populações. A verdade é que, até devido à polemica recente com o Prédio Coutinho, em Viana do Castelo, podemos considerar Portugal um país com "medo de alturas". A década de 90 do século passado foi propícia para este tipo de empreendimentos, altura que foi construído o atual edifício mais alto em Portugal, com 145 metros. Porém, na lista dos 20 edifícios mais altos do mundo, o "mais pequeno" tem 414 metros.
sexta-feira, 21 de agosto de 2020
Alto de Morgair
EN 2
quinta-feira, 20 de agosto de 2020
Hospital da Lapa
Torre dos Clérigos
quarta-feira, 19 de agosto de 2020
Ponte do Freixo
terça-feira, 18 de agosto de 2020
Arquivo Municipal de Fafe
Teatro-Cinema de Fafe
A7
segunda-feira, 17 de agosto de 2020
Ponte D. Maria Pia
Ponte Infante Dom Henrique
Estádio das Antas
Ponte da Arrábida
sábado, 15 de agosto de 2020
Construção Civil
(Capa do Jornal de Negócios em 2011)
Analisando o período entre 2007 e 2014, o total de pessoas a trabalhar na construção caiu de 527 mil para 276 mil, o que significa que, em apenas seis anos, o setor da construção ficou quase sem metade dos postos de trabalho que tinha. A falta de obras, tanto públicas como privadas, era o reflexo da grave crise económica que o País atravessava. Com a crise e a austeridade aumentou também o crédito malparado. Atualmente, o sector conta com 600 mil postos de trabalho e 17,4 % do PIB. E trata-se de uma actividade que é decisiva para a retoma da economia e para a captação do investimento. Deixar o sector cair no desastre absoluto não é uma alternativa viável para o nosso País. O sector da construção tem sido responsável por uma redução do número de desempregados. Este é mais um indicador da relevância desta atividade no momento complexo que estamos a atravessar e evidencia a necessidade de assegurar todas as condições para que as empresas da construção e imobiliário possam desempenhar o seu papel de motor da retoma da economia e do emprego.
👷👷👷🏗️🚧
sexta-feira, 14 de agosto de 2020
São Bento da Porta Aberta
quinta-feira, 13 de agosto de 2020
Parque Eólico de Fafe
quarta-feira, 12 de agosto de 2020
Liga dos Campeões
Museu Hidroeléctrico de Santa Rita
terça-feira, 11 de agosto de 2020
Ponte Luís I
sábado, 8 de agosto de 2020
Amigos de infância
sexta-feira, 7 de agosto de 2020
Metro de Lisboa
- O primeiro projeto de um sistema de transporte subterrâneo em Lisboa surgiu em 1888, pela mente do engenheiro militar Henrique de Lima e Cunha. Publicado na revista “Obras Públicas e Minas”, previa já um sistema completo de linhas, formando uma rede.
- Foram precisos mais 50 anos para a ideia ganhar espaço na discussão pública. Só depois da Segunda Guerra Mundial com a retoma da economia e no seguimento das políticas de eletrificação e aproveitamento dos fundos do Plano Marshall, é que a ideia de construir um metropolitano de Lisboa ganha força.
- A 26 de janeiro de 1948 é constituída uma sociedade que tinha como objetivo o estudo técnico e económico, em regime de exclusividade, de um sistema de transportes coletivos fundado no aproveitamento do subsolo da cidade. No ano seguinte, a 1 de julho de 1949, a concessão foi autorizada.
- Os trabalhos de construção iniciaram-se em 7 de agosto de 1955 e, quatro anos depois, em 29 de dezembro de 1959, o novo sistema de transporte foi inaugurado.