• O primeiro projeto de um sistema de transporte subterrâneo em Lisboa surgiu em 1888, pela mente do engenheiro militar Henrique de Lima e Cunha. Publicado na revista “Obras Públicas e Minas”, previa já um sistema completo de linhas, formando uma rede.
  • Foram precisos mais 50 anos para a ideia ganhar espaço na discussão pública. Só depois da Segunda Guerra Mundial com a retoma da economia e no seguimento das políticas de eletrificação e aproveitamento dos fundos do Plano Marshall, é que a ideia de construir um metropolitano de Lisboa ganha força.
  • A 26 de janeiro de 1948 é constituída uma sociedade que tinha como objetivo o estudo técnico e económico, em regime de exclusividade, de um sistema de transportes coletivos fundado no aproveitamento do subsolo da cidade. No ano seguinte, a 1 de julho de 1949, a concessão foi autorizada.
  • Os trabalhos de construção iniciaram-se em 7 de agosto de 1955 e, quatro anos depois, em 29 de dezembro de 1959, o novo sistema de transporte foi inaugurado.