Ponte suspensa que une o "East River de Brooklyn", a "Manhattan em New York City". Um feito brilhante da engenharia do século XIX - a Ponte do Brooklyn foi a primeira ponte a utilizar o aço nos cabos e durante a sua construção, também, explosivos foram utilizados. Foi designada como um marco histórico nacional, uma obra-prima de John Augustus Roebling, que foi construída entre 1870 a 1883, com grandes dificuldades. Roebling morreu, resultado de um acidente no início da construção da ponte, e seu filho, Washington Roebling, depois de assumir o cargo de engenheiro-chefe, sofreu um ataque incapacitante de doença descompressiva (doença de caisson) em Nova York (1872). Do seu apartamento em Columbia Heights (Brooklyn), ele continuou a coordenar as operações com a ajuda da esposa, Emily Warren Roebling - observava com binóculos e depois enviava mensagens para o local, com a sua ajuda. Uma explosão de ar comprimido que destruiu parte dos trabalhos, atrasou o andamento normal da construção, bem como, um incêndio grave de muitas semanas, também, um cabo que partiu da ancoragem no lado de Manhattan e colidiu com o rio, e a fraude de um empreiteiro de aço que exigiu a substituição de toneladas de cabos. Pelo menos 20 trabalhadores foram mortos durante a construção e muitos outros sofreram da doença descompressiva. O tabuleiro, suportado por quatro cabos, transporta o tráfego de automóveis e de transeuntes. Uma característica distintiva desta ponte é o amplo passeio sobre a estrada, que John Roebling previu com precisão "uma cidade comercial movimentada será de valor incalculável".