O objetivo geral do Curso em Engenharia Civil é formar profissionais com competências adequadas para a sua integração no mercado de trabalho garantindo que possuem a capacidade e responsabilidade adequada para intervir a todos os níveis de atos de engenharia civil, após obterem a respetiva Cédula Profissional como reconhecimento do título de engenheiro que em Portugal é da competência exclusiva da Ordem dos Engenheiros.
As áreas especificas curriculares do curso são: Estruturas, Geotecnia, Hidráulica, Materiais de Construção, Construções e Gestão da Construção, Vias de Comunicação e Planeamento.
O exercício da profissão de Engenheiro Civil em Portugal é regulado pela Ordem dos Engenheiros (OE). Todos os estudantes que concluem o Curso de Engenharia Civil podem requerer a admissão a membro efetivo da OE para o Colégio de Engenharia Civil.
Este curso forma profissionais com a capacidade de projetar e dirigir tecnicamente todos os tipos de empreendimentos de Construção Civil e Obras Públicas. Os graduados em Engenharia Civil adquirem formação necessária ao exercício da sua atividade profissional nas mais diversas áreas de trabalho deste ramo de atividade, o que contribui para a sua grande aceitação no mercado de trabalho.
Os Engenheiros Civis estão colocados em empresas de construção, gabinetes de projeto ou entidades públicas, podendo exercer a sua atividade profissional em:
- elaboração de projetos das especialidades de engenharia civil;
- gestão e fiscalização de empreendimentos;
- promoção imobiliária;
- administração pública;
- fabrico de materiais e componentes;
- laboratórios da área da construção ou investigação.