"A Engenharia Civil e os desafios do século XXI”.
Em Portugal, o setor da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), e particularmente a Engenharia Civil, vão ser chamados a concretizar, direta ou indiretamente, a generalidade dos fundos associados ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), quer na construção das infraestruturas previstas quer no apoio a vários setores da sociedade, como a habitação, a saúde, a energia e a água.
Em todos estes desafios, a Engenharia Civil tem um papel crucial. A resposta às necessidades identificadas deve ter em consideração a novas tecnologias e ferramentas disponíveis, como a inteligência artificial, bem como as novas soluções para a construção, integrando os novos materiais, produtos e processos.
Portugal enfrentará no futuro próximo desafios como as novas infraestruturas de transporte, o aeroporto e a rede de alta velocidade, ou a crise da habitação e dos desafios da engenharia nas zonas menos densamente povoadas. Em todas estas frentes, a intervenção de especialistas é importantíssima para garantir a concretização das soluções seguras e economicamente viáveis, em cumprimento dos códigos e regulamentos aplicáveis. No Encontro serão ainda discutidos aspetos particulares relacionados com a intervenção em zonas classificadas, a gestão de grandes obras, assim como a importância da coordenação de segurança e saúde na construção.