sábado, 30 de dezembro de 2023

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Natal - OERN 🎅🏼👷🏻‍♂️

🎅🏼 Natal da Ordem dos Engenheiros do Norte de Portugal🇵🇹 👷🏾‍♀️👷🏼‍♀️👷🏻‍♂️👷🏻👷🏾🎄🎄🎄🎄🤶🏻🎅🏼🎅🏻🎅🏾🎅🏿

domingo, 17 de dezembro de 2023

Construir

"Hoje, para construir bem, precisamos de pessoas que sejam um pouco de engenheiro, de gestor, de arquiteto, de comercial, de psicólogo, de artista e até de médico!"

Tomada de Posse do Adjunto do Comando

Na Tomada de Posse do Adjunto do Comando da AHBVFAFE - Bombeiro Pedro Cunha.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Rua

Rua de António José da Silva, Paranhos, Porto. 💙👌🏻👷‍♂️
Uma Rua com o meu nome! 👌🏻👷‍♂️


terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Código da Construção

Face à importância do setor da construção para a sociedade, e aos constrangimentos socioeconómicos e ambientais associados ao seu quadro regulatório, inadaptado aos atuais tempos, encontra-se prevista a codificação das normas da construção, para diminuir a extensão, dispersão e complexidade do quadro regulamentar.


A regulamentação aplicável ao setor da construção encontra-se dispersa em centenas de diplomas legais, alguns com mais de 60 anos, havendo a necessidade da sua uniformização, harmonização e simplificação, tendo em conta a evolução tecnológica dos materiais, das técnicas de construção, dos sistemas de certificação e da digitalização dos processos, ao longo do ciclo de vida de qualquer edificação, para, de forma sustentada, contribuir para a fiabilidade do setor. Para potenciar os benefícios da digitalização do setor da construção, nomeadamente no aumento da respetiva produtividade, na simplificação de procedimentos urbanísticos e na garantia da qualidade é necessária a atualização e codificação das regras da construção, permitindo diminuir a sua extensão, dispersão, fragmentação e complexidade, como estabelecido no Programa do XXIII Governo.

A elaboração do Código da Construção é transversal a várias áreas e relaciona a simplificação e digitalização dos procedimentos urbanísticos e o incentivo à inovação na construção.





quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Novo Aeroporto (parte 40.3)

Na defesa da Engenharia - sempre (assertivo o Bastonário da Ordem dos Engenheiros) 👌🏻

"Vai andar muita gente, vai ser o próximo discurso, a dizer que Portugal e as empresas portuguesas não têm capacidade para este 'boom' de investimento e não é verdade. Temos capacidade e saberemos fazer bem. 👷‍♂️

Atualmente, 2023, já estamos a perder, pelo menos no período de verão, cerca de 100 movimentos dia por falta de capacidade da Portela, pelo que estamos a prejudicar o país em termos competitivos, por não termos a capacidade de absorção e de atratividade económica turística e corporativa, daí que também é urgente fazer imediatamente obras na Portela, para pelo menos aumentar um pouco mais a capacidade de estacionamento e de parque, porque em termos de movimentos de hora é mais complicado. Não temos grande margem de manobra naquele aeroporto.✈️

Um aeroporto, numa estrutura em 'hub', paga-se a si próprio.🛫

A linha de alta velocidade ferroviária Lisboa-Madrid tem de passar numa travessia do Tejo. A terceira travessia, fazendo-se ou não o aeroporto, impunha-se de qualquer maneira, porque praticamente as únicas capitais europeias que, num espaço de dez anos, não vão estar ligadas por alta velocidade ferroviária se não se fizer nada são Lisboa e Madrid.🚆

Qualquer que fosse a solução aeroportuária teríamos sempre de ter acessibilidades.🛣️

Terceira travessia sobre o Tejo é "absolutamente independente" de novo aeroporto."🌉


sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Rockefeller

Famously celebrating Irish heritage, New York City’s St. Patrick’s Day parade is the oldest (since 1762) and largest in the world, and every year Rockefeller Center sits at the heart of it as marchers pass by on Fifth Avenue on their way uptown. Yet revelers could simply look up to see the impact the Irish have had on the city. They and other groups of immigrants (and their descendants) are responsible for the modern skyline of NYC, including Rockefeller Center. And no image has symbolized that contribution better than one of the most recognizable photos of the 20th century, “Lunch Atop a Skyscraper,” originally titled “Builders of The City Enjoy Luncheon.”

This portrait of 11 ironworkers casually eating lunch while sitting precariously on a steel beam 850 feet in the air captured the imagination of millions almost as soon as it was published in The New York Herald-Tribune on October 2, 1932—yet any information that once was known about the subjects and the photographer was soon lost over time. While it’s most commonly known as  “Lunch Atop a Skyscraper,” the image has been called different names over the years, including “Lunch on a Beam” and “Men on a Beam.”

Even the location was once debated: Some thought it was the Empire State Building, when it’s in fact a publicity shot taken during the construction of the 69th floor of Rock Center's RCA Building—now known as 30 Rock—but thanks to the detective work of two Irish filmmakers, this and other information about the photo has since come to light.