quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Novo Aeroporto (parte 40.3)

Na defesa da Engenharia - sempre (assertivo o Bastonário da Ordem dos Engenheiros) 👌🏻

"Vai andar muita gente, vai ser o próximo discurso, a dizer que Portugal e as empresas portuguesas não têm capacidade para este 'boom' de investimento e não é verdade. Temos capacidade e saberemos fazer bem. 👷‍♂️

Atualmente, 2023, já estamos a perder, pelo menos no período de verão, cerca de 100 movimentos dia por falta de capacidade da Portela, pelo que estamos a prejudicar o país em termos competitivos, por não termos a capacidade de absorção e de atratividade económica turística e corporativa, daí que também é urgente fazer imediatamente obras na Portela, para pelo menos aumentar um pouco mais a capacidade de estacionamento e de parque, porque em termos de movimentos de hora é mais complicado. Não temos grande margem de manobra naquele aeroporto.✈️

Um aeroporto, numa estrutura em 'hub', paga-se a si próprio.🛫

A linha de alta velocidade ferroviária Lisboa-Madrid tem de passar numa travessia do Tejo. A terceira travessia, fazendo-se ou não o aeroporto, impunha-se de qualquer maneira, porque praticamente as únicas capitais europeias que, num espaço de dez anos, não vão estar ligadas por alta velocidade ferroviária se não se fizer nada são Lisboa e Madrid.🚆

Qualquer que fosse a solução aeroportuária teríamos sempre de ter acessibilidades.🛣️

Terceira travessia sobre o Tejo é "absolutamente independente" de novo aeroporto."🌉