quinta-feira, 15 de abril de 2021

Almoço no topo de um arranha-céus

Uma das fotografias mais icónicas de trabalhadores norte-americanos não é bem o que parece. 

Almoço no topo de um arranha-céus mostra 11 homens durante uma pausa para almoço – a comer e a trocar cigarros – completamente imperturbados pela localização desse almoço, uma estreita viga de aço que se projectava no céu, a centenas de metros do chão.

Onze pares de sapatos estavam pendurados no horizonte da cidade de Nova Iorque. Era Setembro de 1932 e a Grande Depressão atingia seu auge. O desemprego e a incerteza sentiam-se em toda a cidade e em todo o país. Porém, na rua West 49th, um pilar de esperança erguia-se: o arranha-céus art déco que ficaria conhecido como 30 Rockefeller Plaza.

Os trabalhadores que construíam os seus 70 andares estavam a fazer uma pausa e partilhavam almoços e cigarros. Pareciam completamente imperturbados ​​pela localização desse intervalo: uma estreita viga de aço que se projectava no céu, a centenas de metros do chão.

Enquanto um homem de macacão ajudava outro a acender o seu cigarro, alguém tirou uma fotografia. A imagem resultante tornou-se numa das mais icónicas do mundo, a personificação do espírito do trabalhador americano. Esta imagem está exposta em bares, salas de aula e sindicatos por todo o país. É frequentemente recriada pelos trabalhadores da construção civil, ainda que já tenha 87 anos. E todos os anos, no Dia do Trabalhador, é partilhada nas redes sociais, em homenagem àqueles cujo suor e determinação construíram os EUA.

Os entusiastas sabem a verdade por detrás da fotografia clássica: foi encenada. Os homens da foto eram mesmo os trabalhadores que construíram a estrutura daquele que é actualmente o 22º edifício mais alto da cidade de Nova Iorque e sede dos estúdios da NBC. No entanto, não foram captados a meio do intervalo para o almoço. Em vez disso, o fotógrafo colocou-os na viga para tentar fazer várias imagens que iriam ser usadas na publicidade ao novo prédio. Alguns historiadores acreditam que havia, logo abaixo do enquadramento, uma estrutura de construção mais robusta, naquele que era, à época, conhecido como o edifício da RCA.