quinta-feira, 30 de novembro de 2023

26 Anos 👷🏻‍♂️🥾🦺🏗️🏢🗺️

Para celebrar 26º aniversário e os 20 anos da inauguração das instalações da Delegação de Braga da Ordem dos Engenheiros do Norte, organizou-se um momento de homenagem (Sede) seguido do Jantar de Natal (Amares) no próximo dia 7 de dezembro

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Banco Alimentar

Aproveite esta Campanha para fazer a doação mais doce de sempre e aquecer o coração de todos os que da sua ajuda precisam! 😍 Nos dias 1, 2 e 3 de dezembro doe num dos supermercados mais perto de si.  É tempo de ajudar, faça o seu donativo! Toda a ajuda faz a diferença! Obrigado 🛒💙🙏🏼😊

Trabalhos 🏗️


quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Eleições no F.C.PORTO

Futebol Clube do Porto

Só com uma candidatura assumida, que até nem é de nenhum dos dois presumíveis favoritos à corrida do F.C.PORTO, continua-se a assistir a vergonhosos atos de vandalismo, próprios de países onde a liberdade é inconstitucional.

Comemorar o 25 de abril, falando em liberdade ou democracia fará sentido? Já agora, o porquê de continuarmos a não dar significado ao dia 25 de novembro, que até já é no próximo sábado, porque aqui sim, a miragem frenética em sovietizar em dois tempos este País foi anulada.

Mas até abril (mês das eleições do Clube) teremos as eleições legislativas, 10 de março e o foco de alguns já está instalado no ato eleitoral a realizar no Dragão Arena e sobre a segurança a haver para o efeito. Imagine-se!!!👌🏻

Nesta questão livre e democrática, há muita contra informação, ficando o pensamento demasiado condicionado pelo que vamos lendo em jornais, ouvindo nas rádios e televisões. Mas isto é o nosso dia-a-dia, o nosso pensamento crítico ficando bastante condicionado se não formos mais perspicazes.

Com clareza entenda-se que os putativos candidatos ao F.C.PORTO, Pinto da Costa e Villas-Boas, são de duas famílias com bastante história e alguma riqueza, no Porto e com percursos extraordinários, cada um nas suas funções.

Como em todas as eleições, a disputa não é pela vida ou pela morte e os sócios serão soberanos, daí que nada deva haver a temer. A decisão é de quem de direito e devemos estar tranquilos, Nós, os sócios do Porto.

E até lá, haja Vida e haja Mundo!

#fcporto #porto #portugal

B.I.M.

 “Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um modelo vale mais do que mil imagens.” (Edward McCracken)

A complexidade da regulamentação em Portugal

“São mais de 2000 os diplomas e legislação ligada à construção e ainda que não se apliquem todos ao mesmo processo, a primeira tarefa na análise é descortinar desses 2000 o que se vai aplicar naquele caso.”

DISCUSSÃO PDM FAFE

Revisão do PDM FAFE 
Início da Discussão Pública 

O período de discussão Pública implica a suspensão de procedimentos?
Sim. A suspensão de procedimentos prevista nos artigos 145.º do RJIGT e 12.º-A do RJUE, corresponde a uma medida cautelar das opções de planeamento que constam do Projeto de Plano Diretor Municipal colocado a discussão pública.

Qual a razão dessa suspensão?
Impedir que se venham a concretizar no território operações urbanísticas em desconformidade com as opções do futuro plano, projetando, esta medida, os seus efeitos sobre os procedimentos de gestão urbanística (informação prévia, licenciamento e apresentação de comunicação prévia).

Existe limite temporal máximo para a suspensão dos procedimentos?
Sim. Esta suspensão cessa quando ocorra o primeiro dos seguintes factos: entrada em vigor do plano ou decurso de 180 dias a contar do início da discussão pública, prazo este que deve ser contabilizado em dias contínuos e não em dias úteis.

Quais os procedimentos que não suspendem?
a) Os procedimentos de informação prévia, de licenciamento e as comunicações prévias quando digam respeito a obras de reconstrução ou de alteração em edificações existentes, desde que tais obras não originem ou agravem desconformidade com as normas em vigor ou tenham como resultado a melhoria das condições de segurança e de salubridade da edificação. Trata-se das situações de garantia do existente nos termos previstos no artigo 60.º do RJUE.

b) Os procedimentos de licenciamento ou a comunicação prévia que tenham sido instruídos com informação prévia favorável de carácter vinculativo ainda eficaz (artigo 17.º, n.º 5, do RJUE).

c) Os procedimentos de licenciamento de obras de edificação em curso, após a aprovação do projeto de arquitetura, por este se apresentar como um ato prévio que decide de forma definitiva a conformidade da pretensão com o plano.

d) Os procedimentos referentes à edificação em lotes resultantes de operações de loteamento tituladas por alvará, por este definir de forma estável as condições de ocupação dos lotes.

e) Os procedimentos de emissão de autorização de utilização, incluindo a autorização de alteração de uso, como resulta do n.º 1 do artigo 145.º do RJIGT.

f) Os procedimentos de licenciamento a que apenas falta a emissão do alvará. 

Quais os procedimentos que suspendem durante o período de Discussão Pública?
Exceto as situações acima descritas, todos os restantes procedimentos, quer tenham dado entrada nos respetivos serviços antes da abertura da fase da discussão pública do plano e se encontrem em curso, quer em momento posterior, ficam automaticamente suspensos.

Bom dia Engenharia 👷🏼🦺🥾🏗️

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

PDM FAFE

DISCUSSÃO PÚBLICA DO PDM FAFE EM 1994 E PRIMEIRA REVISÃO EM 2015. 
👷🏻👷🏻‍♀️👷🏽‍♀️👷🏼🗺️🌐🔊📔🦺🌁🏗️🗻🌍

Aveiro, a terra de sal e sol

A Região de Aveiro recebe, este ano, as comemorações do Dia Nacional do Engenheiro.


Esta data assinala a criação da Ordem, que, em 2023, cumpre 87 anos de existência enquanto Ordem Profissional e 154 anos enquanto Associação representativa dos Engenheiros.


As boas-vindas aos participantes decorrem no dia 24 de novembro, com um Concerto na Capela da Vista Alegre, interpretado pelo Quinteto de Sopros da Banda da Amizade, com início pelas 22:00, e que será igualmente aberto à comunidade.


O programa oficial tem início no dia 25, com a habitual Assembleia Magna, espaço de diálogo entre a Direção e os demais Membros, que decorre em formato híbrido a partir da Sede da Delegação Distrital de Aveiro, e que será seguida da Sessão Solene, momento de homenagem e distinção dos Engenheiros portugueses, a realizar no Centro de Congressos de Aveiro.


O dia 25 de novembro culminará com um jantar. Para domingo, 26 de novembro, está prevista uma visita ao Aliança Underground Museum, com prova de vinhos e almoço, e uma visita ao Porto de Aveiro, que finaliza com um almoço na Costa Nova.


sábado, 18 de novembro de 2023

Igreja Românica

Igreja Românica de Arões São Romão, Fafe e Igreja Românica de Cedofeita, Porto  

O formato das igrejas românicas segue o padrão basilical que conta com a cruz latina e, em menor escala, a cruz grega. Apresenta uma utilização constante de pedras para a construção das suas abóbadas. O seu interior é escuro, uma vez que não conta com muitas janelas. Além disso, as igrejas românicas trazem arcos circulares e semicirculares, paredes e pilares maciços e grandes torres. 


A propósito, a Igreja Românica de Arões é um património histórico referenciado em todos os cartões de visita da cidade de Fafe, sendo referida na notícia do jornal diário inglês "The Sun", há 5 dias: "The cheapest city in Portugal revealed – with 96p pints, £10 hotels and huge outdoor waterpark"

sábado, 11 de novembro de 2023

A rodagem ao Citroen BX branco

Foi ao congresso do PSD na Figueira da Foz, 19 de Maio de 1985, fazer a rodagem de um Citroen BX branco. Saiu do congresso líder do partido.

Estejamos tranquilos que não teremos outro líder político, com esta justificação para o início de uma vida política tão longa, porque os novos carros estão dispensados das ” velhas ” rodagens.

Cavaco Silva tornou-se o maior clássico da vida política portuguesa, continuando a negar ser político, com uma passagem fugaz pelo ministério das finanças, nos anos de 1980, foi presidente do PSD e primeiro-ministro entre 1985 e 1995 e presidente da República, entre 2006 e 2016. 

terça-feira, 7 de novembro de 2023

Urbanismo e Planeamento

Ontem, na reunião promovida pelo Município de Fafe sobre Urbanismo, Planeamento (PDM) e Digitalização Administrativa. 
👷🏾‍♀️👷🏻‍♀️👷🏼‍♀️👷🏽‍♀️🏗️🏢🕋🛤️🌉

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Transfronteiriço 🇵🇹🇪🇦

Aproximar dois países vizinhos, um território singular, com claros desafios, necessidades, potencialidades e oportunidades comuns foi o principal objetivo do I Encontro Transfronteiriço de Engenharia.

Quarenta Engenheiros representantes do Conselho Diretivo da OERN, da Delegação Distrital de Bragança, do Consejo de Ingenieros Induistriales de Castilla y León e do Colegio de Ingenieros de Caminos Canales y Puertos de Castilla y León reuniram-se para o primeiro debate de natureza transfronteiriça com a finalidade de criar e desenvolver soluções disruptivas, a curto e médio prazo, com vantagens para o território, para dois países e, sobretudo, para as pessoas que vivem e trabalham nesta região raiana.

Os participantes do Encontro, oriundos de Trás-os-Montes e Castela e Leão, debateram informalmente os principais desafios postos à região e à profissão. A falta de mão-de-obra especializada e não especializada num território cada vez mais envelhecido e despovoado são, indubitavelmente, os fatores mais limitativos ao crescimento, evolução e à sustentabilidade desta região.

Estes são, de facto, os maiores problemas que os territórios de baixa densidade enfrentam, com visíveis constrangimentos para a atividade do Engenheiro e para a prática da Engenharia, cujas soluções exigem uma efetiva mudança do paradigma conjuntural atual – que foca a maioria do investimento em territórios do litoral em detrimento das regiões do interior, agravando a atual capacidade de resposta e de execução de projetos estruturantes.

Neste sentido, o debate centrou-se na necessária definição de medidas urgentes e verdadeiramente eficazes que contrariem a atual tendência e deem resposta, por um lado, ao desafio demográfico e, por outro, ao futuro da região, com consequências promissoras para a Engenharia e para, sobretudo, os futuros Engenheiros que optem por ficar ou fixar-se no território.

Um território que, na visão dos participantes, é atrativo e tem potencial económico e competitivo se o foco do investimento incidir na valorização dos recursos endógenos, na criação e consolidação empresarial e industrial em áreas e projetos identitários e estratégicos para a região, alicerçados por um conjunto de infraestruturas que urge desenvolver (Ferrovia e Rodovia). A par destas medidas, um território só se desenvolve se tiver pessoas, sendo assim fundamental a aposta na captação de pessoas qualificadas com base e suporte na mobilidade e cooperação transfronteiriça, uma vantagem geográfica que poderá gerar dinamismo e coesão a este território.

O futuro desta região transfronteiriça depende desta mudança, que se quer no imediato, no hoje e no agora. Uma mudança para a qual os Engenheiros podem assumir um papel fundamental, de uma forma cooperativa, sem fronteiras, unindo verdadeiramente esforços, no efetivo e eficaz desenvolvimento sustentável desta região. Isto porque, há futuro onde há Engenheiros. 

XI Prémio Secil de Engenharia Civil

XI PRÉMIO SECIL DE ENGENHARIA CIVIL 🏗️🏢🕋🛤️🌉

Marisa Ferreira, engenheira premiada e responsável pelo projeto de estruturas do Terminal de Cruzeiros de Lisboa. 
Pela primeira vez, em quase 30 anos de história do Prémio Secil, o galardão, reconhecido como o prémio referência de engenharia civil em Portugal, é atribuído a uma mulher. 👷🏽‍♀️👷🏼‍♀️👷🏻‍♀️👷🏾‍♀️

domingo, 5 de novembro de 2023

D. Manuel I

👑📜| 𝟓𝟏𝟎 𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐅𝐨𝐫𝐚𝐥 𝐌𝐚𝐧𝐮𝐞𝐥𝐢𝐧𝐨 𝐚𝐭𝐫𝐢𝐛𝐮í𝐝𝐨 𝐚 𝐌𝐨𝐧𝐭𝐞 𝐋𝐨𝐧𝐠𝐨

🔹 Assinalam-se hoje os 510 anos do foral outorgado «𝘩𝘢 𝘵𝘦𝘳𝘳𝘢 𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘤𝘦𝘭𝘩𝘰 𝘥𝘦 𝘮𝘰𝘵𝘦 𝘭𝘰𝘯𝘨𝘶𝘰» por D. Manuel I. O documento foi entregue ao senhor das Terras de Monte Longo e Terras de Basto, Pero da Cunha.

🔹«1513, 𝘍𝘰𝘳𝘢𝘭 𝘥𝘦 𝘋. 𝘔𝘢𝘯𝘶𝘦𝘭, 𝘤𝘰𝘯𝘤𝘦𝘭𝘩𝘰 𝘥𝘦 𝘔𝘰𝘯𝘵𝘦-𝘓𝘰𝘯𝘨𝘰».

🇧🇷 No reinado de D. Manuel I foi descoberto o Brasil e o caminho marítimo para a Índia.🇮🇳 


Friendship

Miranda do Douro 🏞️🇵🇹🇪🇦