domingo, 29 de outubro de 2023

Foreveryoung

1991 (Escola Primária da Feira Velha - Fafe) 
2018 (Convento do Beato - Lisboa) 
👷🏻👔🦺🌍

sábado, 28 de outubro de 2023

Saturday Night 🎸🎤



I Encontro de Engenheiros Civis - Análise

Realizou-se , com cerca de 500 Engenheiros, ontem, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o I Encontro de Engenheiros Civis da Região Norte da Ordem dos Engenheiros.

Uma profissão com longevidade, ou seja, a esperança profissional para um engenheiro civil são 50 anos, debatida em temas de "sustentabilidade e inovação": digitalização, impressão 3D, descarbonização, situação nas academias - adesão e planos de estudos e os softwares, empreitadas e funcionamento interno de algumas empresas de construção civil pelo mundo. 

Deixo aqui este vídeo, também observado e que merece reflexão.

https://youtu.be/mGNq2Rln53Y?si=B5SJXQsf4o1pzGgz

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

GUSTAVE EIFFEL, 100 ANOS DEPOIS ENGENHEIRO, CONSTRUTOR, EMPRESÁRIO E INVENTOR

Gustave Eiffel nasceu em Dijon, em 1832. Formou-se na École Centrale des Arts et Manufactures, em 1855, como Engenheiro Químico, sempre especialmente interessado na Metalurgia. Após dois anos a trabalhar numa empresa construtora de máquinas a vapor e de material para os caminhos-de-ferro, torna-se chefe do gabinete de estudos e projetos da Pauwels & Cia, de imediato supervisionando a construção, em Bordéus e sobre o rio Garona, da mais extensa (504m) ponte ferroviária até então executada em França, atualmente Património Mundial da UNESCO. Atento ao crescimento do transporte ferroviário, em 1864, com apenas 32 anos, funda a empresa Gustave Eiffel Constructeur, em 1867 já construindo dois importantes viadutos sobre o rio Sioule. Em 1868 convida Théophile Seyrig para sócio e como projetista, dez anos mais novo e formado na École Centrale em 1865, conseguindo logo no ano seguinte duas obras do maior relevo: a Estação Ferroviária Nyugati em Budapeste e a Ponte Maria Pia, no Porto. No Norte de Portugal, onde permanece por períodos largos, vai construir também várias outras obras de arte ferroviárias, em particular na Linha do Minho, sendo de salientar a ponte rodoferroviária sobre o rio Lima, batizada como Ponte Eiffel, em Viana do Castelo. As pontes Maria Pia e Eiffel são também classificadas no Património Mundial da UNESCO. Seyrig separa-se de Eiffel em 1879 e já não vai elaborar o projeto da Ponte Garabit, em França, igualmente Património Mundial da UNESCO. Naquela década dos anos setenta, a empresa Eiffel encontra-se no seu apogeu e é solicitada para realizar grandes obras por todo o Mundo, incluindo na Ásia, mas de que se destacam a estrutura da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, e a Torre para a Exposição Mundial de 1889, em Paris. Esta última vai ser o ex-libris tanto da cidade de Paris como do próprio Gustave Eiffel. O sucesso da empresa Gustave Eiffel Constructeur deveu-se certamente ao talento dos projetistas ao seu serviço, mas a genialidade dos processos construtivos propostos corajosamente pelo empresário Gustave Eiffel tem de ser enfatizada. Na verdade, tinha uma inteligência inovadora, própria de um cientista, que nos últimos 30 anos da sua vida se vai dedicar crescentemente ao comportamento e resistência de torres face ao vento. Cria centros de observação meteorológica em vários locais, recolhendo dados, simultaneamente fazendo estudos de aerodinâmica que incluíram a construção inicial de um túnel de vento junto à Torre em Paris e, subsequentemente, de um túnel bem maior na Rua Boileau, em Paris, em 1909, ainda presentemente em serviço. Portugal beneficiou muito com a genialidade de Gustave Eiffel. Faleceu em 1923, com 91 anos.



quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Dia Nacional do Engenheiro

Aveiro recebe este ano as comemorações do Dia Nacional do Engenheiro, entre 24 e 26 de novembro.

Esta data assinala a criação da Ordem, que, em 2023, cumpre 87 anos de existência enquanto ordem profissional e 154 anos enquanto associação representativa dos engenheiros.

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

I Encontro Engenheiros Civis

O Conselho Regional de Colégio de Engenharia Civil – Norte através do I Encontro de Engenheiros Civis, irá trazer alguns dos melhores exemplos de trabalhos em Engenharia Civil, numa sessão informativa, onde será abordada a Inovação e a Sustentabilidade. Será demonstrado de que forma a Inovação e a Sustentabilidade andam de mãos dadas, através do uso de ferramentas como, a digitalização e outras tecnologias inovadores e sustentáveis, associadas a novos métodos construtivos.

Os Engenheiros Civis, e todos os demais protagonistas de excelência, discutirão neste dia, o futuro da Engenharia Civil e de que forma poderá haver um aumento da velocidade de comunicação entre os principais interessados na informação, incluindo decisores não técnicos, políticos, especialistas em Engenharia Civil, técnicos de execução e manutenção e usuários finais do objeto em projeto.

Outros temas farão parte do Encontro de Engenheiros Civis, como a integração do Engenheiro Civil e da Engenharia Civil na sociedade, a posição das Escolas de Engenharia Civil no futuro, o uso de tecnologias digitais, o BIM como ferramenta obrigatória, workshops de interação com o recurso ao Laser Scanning e Realidade Virtual Aumentada para melhorar os processos de projeto e construção e a Impressão 3D de edifícios, onde a importância da sustentabilidade estará na agenda.

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Congresso OE 👷🏻

As inscrições para o XXIII Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros encontram-se abertas! 

Junte-se a nós para pensar o futuro da Engenharia e o seu papel para o desenvolvimento de Portugal. Contamos consigo!

📌 Inscreva-se agora e aproveite o período de "early-bird". 

Encontram-se também a decorrer as participações através da submissão de e-posters. 

Garanta a sua inscrição e participação através do site do evento 👉https://congressoordemdosengenheiros.com/

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Rota dos Tanques e das Tachas

Rota dos Tanques e das Tachas
Realizou-se, ontem, a Caminhada, organizada pela Junta de Freguesia de Revelhe, denominada "Rota dos Tanques e das Tachas", a primeira de muitas, certamente, dada a beleza do percurso, a homologação do mesmo, através da Federação Portuguesa, e do património histórico bem preservado. Nota muito positiva para a Junta de Freguesia de Revelhe, que além do percurso, ainda brindou os aventureiros com umas boas doses de teatro e outras encenações artísticas e uma saborosa culinária do passado ao presente. Um dia de muito calor mas que não retirou a alegria e o bem-estar de todos os participantes. Com o Amigo Armando Oliveira, organizador da Caminhada da ARCO Santo Ovídio, lá fizemos a Rota, a terceira do ano juntos, quem sabe a preparar uma Peregrinação a Santiago de Compostela (Travassós e São Gens) e não falhamos as visitas à Capela de São João, ao Alto da Pegadinha (e não estou a falar da Fábrica do Ferro, na freguesia de Fafe, apesar da coincidência dos nomes), a todos os Tanques (mais ou menos escondidos) e foi uma enorme honra ser recebido na Quinta do "Cazal de Lamellas" pelo Amigo, Colega e Professor Engenheiros Vasco Peixoto de Freitas. 🌞👌

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Responsabilidade Social da OERN

🔵 𝐑𝐞𝐬𝐩𝐨𝐧𝐬𝐚𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐎𝐄𝐑𝐍 🔵

A  #OERN enviou os seus cadernos oficiais para a Guiné-Bissau, que irão contribuir para o aprofundamento do conhecimento de profissionais de saúde (médicos, profissionais de laboratório, enfermeiros, farmacêuticos etc) em Medicina Laboratorial . 

Associamo-nos assim ao Projeto sem fins lucrativos “Hemato Pa Bô”, que em Português significa “Hematologia para ti”. O objetivo não é só ensinar de forma pragmática e aplicada à realidade guineense, mas também fazer bons diagnósticos laboratoriais, sobretudo promover a comunicação clínico-laboratorial. 
Num país pequeno e com escassos recursos físicos, se os recursos humanos estiverem todos sintonizados numa só direção, e comunicarem entre si, isso pode ser, só por si, muito facilitador de uma otimização e fortificação do seu próprio sistema de saúde.

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Aniversário

Parabéns Escola de Engenharia da Universidade do Minho 👷🏻🏗️🧱🧱🪟🏢🏙️

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Túneis

Equipar os túneis da Madeira com sistemas de comunicação de emergência custa 50 mil euros por quilómetro. O tema esteve em debate numa conferência da Ordem dos Engenheiros da Madeira. 

Engenharia ao serviço da sociedade

Engenharia ao serviço da sociedade - plataforma offshore da WindFloat Atlantic

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Plano Nacional Ferroviário

Sistema de Transporte Ligeiro entre a Póvoa de Varzim e Fafe (em estudo) - PNI 2030. Daqui a 10 ou 20 anos? Esperemos que não.