A Assembleia de Representantes da Ordem dos Engenheiros deliberou este sábado, dia 15 de outubro, avançar com o processo que conduz à criação de 4 novos Colégios de Especialidade:
• Engenharia Aeronáutica e Espacial
• Engenharia Biomédica
• Engenharia e Gestão Industrial
• Engenharia Alimentar
Esta deliberação resulta de uma proposta do Conselho Diretivo Nacional, que foi precedida dos pareceres favoráveis do Conselho Coordenador de Colégios e do Conselho de Admissão e Qualificação, ficando assim a direção da Ordem mandatada para promover os necessários esforços junto do Governo para efetivar esta decisão.
"A criação destes novos colégios resulta de um compromisso da atual direção de responder à evolução tecnológica e dos conhecimentos na Engenharia que instam a Ordem dos Engenheiros a acompanhar a evolução e modernização de competências. É algo que devemos, enquanto dirigentes, aos Engenheiros”, refere Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem.
A Assembleia de Representantes aprovou também o Regulamento da Graduação de Atos de Engenharia, uma vez que a massificação do ensino superior em Portugal levou a um progressivo desajuste no reconhecimento nas competências dos seus membros. Os diferentes níveis que ficam definidos nesta graduação procuram identificar o âmbito e competências necessários ao exercício de cada um desses atos para as 12 especialidades que existem na Ordem.