quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Um Amigo!

A minha homenagem a um grande Amigo. Conheci-o no andebol, sempre o admirei como guarda-redes, como Homem e como líder. Aprendi e continuo a aprender muito com ele, pois ainda hoje me faz o favor de ser um dos meus melhores Amigos e olhando para o texto escrito por esse grande guarda-redes, Luis Ferreira, em 2008, nos 25 anos de Andebol em Fafe, não definiria melhor aquilo que queria para o nosso Andebol Clube de Fafe. Certamente toda esta Comissão Administrativa está de acordo pois é esta base que queremos construir para o futuro.

"Hoje, passados 18 anos de andebol consecutivos em Fafe, vou escrever pela 1.a vez algo sobre estes maravilhosos anos. Nem que fosse daqui a 50 anos, sempre que perguntarem algo sobre mim, teria de referenciar sempre o andebol, mais concretamente o A.C.Fafe. Mais que um clube, mais do que uma escola, foi sempre uma família. Fez-me crescer com ideais e valores certamente distintos da maioria dos jovens portugueses. Nos escalões iniciais, contrariamente ao que acontece noutros desportos e clubes, nunca fui obrigado a ganhar nem a ser o melhor, mas sim a ser eu mesmo e respeitar companheiros e adversários. Quando cheguei ao escalão Juvenil, a competitividade aumentou e a parte desportiva tornou-se tão importante como a sócio-afectiva. Não aceito ganhar a todo o custo, mas hoje não aceito perder com ninguém, não aceito ser segundo, nem em treinos nem em jogos... É esta mentalidade que tento incutir aos meus colegas e espero que quem venha a suceder-me faço disto uma realidade do Andebol Clube de Fafe. Aos mais novos que tenham a ambição de crescerem de dia para dia é que ajudem a colocar o nome do nosso A. C. Fafe ainda mais no topo. Não quero agradecer individualmente (para não me esquecer de ninguém), tive o privilégio de ter ótimos treinadores e formadores, excelentes diretores e dirigentes e grandiosos companheiros e amigos que fazem com que está minha passagem pelo andebol seja eternamente marcada na minha vida como algo de extraordinário. Muito obrigado a todos."