O Santiago Bernabéu do século XXI será um grande ícone
vanguardista e universal e, desde Junho de 2019, está a ser alvo de uma
espectacular transformação. Alguns trabalhos que reflectem essas
alterações tiveram lugar na cobertura, onde já terminou
a demontagem nos topos norte e sul. Também foi retirada, junto a outros
elementos, a parte extensível na cobertura da lateral da Castellana. No
futuro, a nova cobertura protegerá todas os locais com a sua estrutura
fixa, enquanto que a retráctil se estenderá pelo terreno de jogo.
Um elemento do futuro estádio que já se pode apreciar é a estrutura metálica das novas torres do paseo de la Castellana. Equipadas com rampas, escadas rolantes e elevadores, substituirão as actuais torres B e C e servirão para que o movimento de espectadores seja mais fluído. Também terá uma função arquitectónica, já que serão um suporte estrutural da nova cobertura.
Um elemento do futuro estádio que já se pode apreciar é a estrutura metálica das novas torres do paseo de la Castellana. Equipadas com rampas, escadas rolantes e elevadores, substituirão as actuais torres B e C e servirão para que o movimento de espectadores seja mais fluído. Também terá uma função arquitectónica, já que serão um suporte estrutural da nova cobertura.
Os outros dois apoios da cobertura estarão na rua Padre Damián e já se
iniciou a respectiva construção. Para tal, foi finalizada a demolição
dos torreões dessa lateral e iniciados os trabalhos de fundação, que se
completarão com uma estrutura metálica e a envoltura de cimento. Nesta lateral também se registam grandes alterações desde Junho de 2019. A primeira são as obras do estacionamento subterrâneo na
zona que era ocupada pelo centro comercial da Esquina do Bernabéu. O
novo nível subterrâneo foi aprofundado e iniciou-se a construção dos
cinco andares da cave, em vez dos três que tinha o anterior centro
comercial. Vão ser criados cerca de 500 lugares de estacionamento e
serão possíveis novas utilizações, como o estacionamento dos autocarros
do Real Madrid e da equipa visitante. A segunda alteração tem a ver com a demolição do edifício anexo,
que albergava os escritórios institucionais do clube e a loja da
Adidas. Este trabalho permitirá a construção de um novo edíficio que se
eleverá por toda a lateral e terá dez níveis funcionais acima do solo
(anteriormente eram três) e três subterrâneos. Será um edifício
integrado no novo volume do estádio. Estas intervenções só foram possíveis concretizar com precisão e as
máximas condições de segurança, graças à instalação nos arredores do
Bernabéu dos meios auxiliares da obra. Entre eles destacam-se as seis
gruas fixas de 90 metros de alcance. Também foi levada a cabo a
ampliação do estaleiro da obra, através da montagem de novos espaços
para refeições e vestiários para os trabalhadores, para assim se
cumprirem com rigor as medidas de prevenção à COVID-19. Todas estas novidades têm como objectivo transformar o Santiago Bernabéu num
estádio vanguardista, com a máxima comodidade, segurança e tecnologia
de última geração, onde os adeptos possam continuar a viver experiêncas
inesquecíveis.