quinta-feira, 30 de julho de 2020

Cinpar 2020

CINPAR2020 – XVI International Conference on Structural Repair and Rehabilitation
“Projects we have completed demonstrate what we know - future projects decide what we will learn.”

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Rossi ultrapassou a resistência dos Engenheiros

O desempenho de Valentino Rossi em Jerez no último domingo não foi obra do acaso. O italiano tinha pedido mudanças na moto desde a primeira ronda e apesar de no Japão acharem que a moto estava boa, tendo em conta a velocidade dos outros homens Yamaha, acederam ao pedido do veterano…com resultados bem evidentes no GP da Andaluzia. ‘Temos sempre o que o piloto nos diz e o que nos dizem os dados. Nós temos quatro pilotos com afinações parecidas e quando se tem tantos dados e a moto funciona para três e no fim o Valentino chega e diz que não funciona para ele e pede mudanças nalgum lado, então gera-se alguma resistência porque os engenheiros japoneses trabalham acima de tudo com dados. O Valentino só quer ter sensações boas na moto. Trata-se de uma mudança nas afinações que mudam o equilíbrio geral da moto e que ele gosta mais. Na semana passada conseguiu o que queria, era importante tentar algo porque senão tentasse não saía daquele caminho frustrante onde estava. Ele conseguiu sentir-se mais confortável e agora teve um fim de semana muito melhor’, explicou Lin Jarvis ao MotoGP.com, antes de voltar a abordar o tema depois de Rossi dizer na conferência de imprensa em Jerez que a Yamaha queria que ele pilotasse como os outros pilotos:Quando tens outros pilotos que vão sendo mais velozes a usar confirgurações parecidas, acabas por trabalhar sempre na mesma área. Mas não funcionava para o Valentino, que batalhou para entender o que resultava e queria sentir-se bem a com a moto a funcionar à maneira dele. Vimos durante a última temporada e meia que ele não está onde costumava estar, e de facto sentia-se dececionado. Quis mudar algo depois do fim de semana em Jerez, nós concordámos porque não havia nada a perder. Mas mudar a forma de pensar dos engenheiros japoneses às vezes não é tão simple, porque temos muitos dados e muita informação que nos mostra que os outros são velozes. Assim sendo, porque motivo se há-de ir noutra direção? A questão é que o Valentino tem muita experiência e sabe o que resulta para ele. Insistiu, aceitámos e fizemos a mudança. Não diria que resolveu todos os seus problemas, mas está muito mais confortável, sente que a moto é de novo a dele e está mais confortável, podendo assim pilotar melhor. Essa é a parte que cabe aos pilotos.

terça-feira, 28 de julho de 2020

Ponte do Prego

A Ponte do Prego localiza-se na freguesia de Cepães Fareja, concelho de Fafe.
Apesar da aparência medieval, esta ponte é uma construção relativamente recente que servia como ponto de passagem para aqueles que trabalhavam na outra margem do Rio Vizela.

terça-feira, 21 de julho de 2020

Civil Learning

Há novas formações para Engenheiros Civis
O Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros da Região Norte convida todos os seus membros para conhecer a sua proposta formativa para 2020-2021.
Formações
1. Direito para Engenheiros Civis
2. Contratação Pública na construção – Fase preparação
3. Contratação Pública na construção – Fase execução
4. Autodesk Revit – Architecture, Structure & MEP
5. Curso de preparação para exame de Perito Qualificado de Certificação Energética – PQI
6. Engenharia Civil no Urbanismo
7. Life Cicle Cost
8. Eurocódigos (7 módulos)
    Módulo 1 Bases para o projeto e acções em estruturas
    Módulo 2 Dimensionamento de estruturas de betão
    Módulo 3 Fundações superficiais e muros de suporte de terras.
    Módulo 4 Fundações superficiais e muros de suporte de terras.
    Módulo 5 Cálculo de Estruturas de Madeira
    Módulo 6 Introdução ao Dimensionamento de Estruturas Metálicas
    Módulo 7 Introdução ao Dimensionamento de Ligações Metálicas
9. Gestão de Estaleiros de Construção Civil
10. Abordagem do Lean na Construção
11.Repensar os modelos de gestão na construção
12. A digitalização na gestão da construção
13. Excel para avaliadores
14. Orçamentação e Gestão de Ativos
15. Engenharia de Tráfego
     15.1 Enquadramento
     15.2 Caracterização das Correntes de Tráfego
     15.3 Análise de Desempenho de Redes
     15.4 Gestão e Controlo de Tráfego
     15.5 Modelação
16. Conceitos de Ferrovia
17. Curso de Avaliações de Propriedade Rústicas

Estrada do Atlântico

A Estrada do Atlântico (Atlantic Ocean Road) tem 8,3 km de comprimento na seção da County Road 64, que atravessa um arquipélago e passa por Hustadvika, uma parte desprotegida do Mar da Noruega. A estrutura foi construída em várias pequenas ilhas e recifes que estão conectadas por calçadas, viadutos e oito pontes. A mais longa e mais proeminente das pontes, Storseisundet. tem 260 metros de comprimento.

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Ensino Profissional

Participei hoje, como membro convidado do Júri, na avaliação dos trabalhos finais dos alunos do 9.°Ano da Escola Profissional de Fermil. Excelentes trabalhos, excelentes alunos, excelente escola, excelentes professores, funcionários simpáticos e muito empenho de todos, na globalidade. Uma honra poder ver de perto a realidade do ensino profissional numa vertente direcionada para a agricultura e pecuária. 

Escola Profissional de Fermil

Há uma realidade subjacente a todos os indicadores de resultados da Escola Profissional de Fermil que assume uma enorme relevância social e que é fulcral neste projeto: a capacidade da escola, no contexto socioeconómico deprimido em que está inserida, para atrair e recuperar para o sistema educativo-formativo alunos com percursos escolares anteriormente marcados pelo insucesso. Deste dado emerge a importância primordial de proporcionar aos jovens uma escola diferente daquela em que não foram capazes de obter sucesso; de lhes proporcionar uma formação prática, baseada na descoberta de uma profissão e na aquisição de competências através de experiências e aprendizagem concretas, com apoio/suporte financeiro.

domingo, 19 de julho de 2020

Soho Tower

Once the 46-story structure reaches its final height of 207 meters (679 feet) in September of this year, it will be home to the world’s tallest atrium — an impressive 190-meter-tall central tunnel hugged by two wavy halves of the dissected larger volume. Here is how ZHA describes the project: “The 172,800m² design straddles the new subway tunnel that diagonally divides the site. The tower rises as a single volume divided into two halves on either side of the tunnel. A central atrium – the world’s tallest – extends 190m through full height of the building and connects with the metro station below, creating a new public space for the city.”

sábado, 18 de julho de 2020

Incêndios em Catedrais

Catedral de Nantes, Catedral de Notre Dame, Nossa Senhora de Paris, Saint-Sulpice, Catedral de Lava de Alain, Santiago Grenoble, Coração Sagrado, San Juan del en Villeneuve, Santa Teresa Rennes, São Paulo Caraquet... 🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🚒🚒🚒🚒🚒🚒🚒🚒🚒🚒🚒🚒🚒🚒🚒

Aeroporto da Madeira é uma das mais complexas obras de engenharia realizadas em Portugal

Aeroporto da Madeira é uma das mais complexas obras de engenharia realizadas em Portugal - Considerada a obra do século, a ampliação da pista do Aeroporto Internacional da Madeira foi inicialmente projetada pelo engenheiro Edgar Cardoso e continuada pelo engenheiro Segadães Tavares. Venceu a edição de 2004 do Prémio IABSE OStrA (Oustanding Structures Award) – o Prémio Internacional de Engenharia de Estruturas. A obra foi selecionada de um total de dezassete obras a concurso.

A candidatura ao Prémio foi apresentada pela Associação Portuguesa de Engenharia de Estruturas (APEE), o grupo português da International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE).

Urbanismo e Habitação

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Pontes

A palavra Ponte provém do Latim Pons que por sua vez descende do Etrusco Pont, que significa "estrada". Em grego πόντος (Póntos), derive talvez da raiz Pent que significa uma ação de caminhar. Desde os tempos remotos que o Homem necessita de ultrapassar obstáculos em busca de alimento ou abrigo. As primeiras pontes terão surgido de forma natural pela queda de troncos sobre os rios, processo prontamente imitado pelo Homem, surgindo então pontes feitas de troncos de árvores ou pranchas e eventualmente de pedras, usando suportes muito simples e traves mestras. Com o surgimento da idade do bronze e a predominância da vida sedentária, tornou-se mais importante a construção de estruturas duradouras, nomeadamente, pontes de lajes de pedra. Das pontes em arco há vestígios desde cerca de 4000 a.C. na Mesopotâmia e no Egito, e, mais tarde, na Pérsia e na Grécia (cerca de 500 a.C.). A mais antiga estrutura chegada aos nossos dias é uma ponte de pedra, em arco, situada no Rio Meles, na região de Esmirna, na Turquia, e datada do século IX a.C.

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Assim vão as obras do estádio Santiago Bernabéu

Santiago Bernabéu do século XXI será um grande ícone vanguardista e universal e, desde Junho de 2019, está a ser alvo de uma espectacular transformação. Alguns trabalhos que reflectem essas alterações tiveram lugar na cobertura, onde já terminou a demontagem nos topos norte e sul. Também foi retirada, junto a outros elementos, a parte extensível na cobertura da lateral da Castellana. No futuro, a nova cobertura protegerá todas os locais com a sua estrutura fixa, enquanto que a retráctil se estenderá pelo terreno de jogo.
Um elemento do futuro estádio que já se pode apreciar é a estrutura metálica das novas torres do paseo de la Castellana. Equipadas com rampas, escadas rolantes e elevadores, substituirão as actuais torres B e C e servirão para que o movimento de espectadores seja mais fluído. Também terá uma função arquitectónica, já que serão um suporte estrutural da nova cobertura.

Os outros dois apoios da cobertura estarão na rua Padre Damián e já se iniciou a respectiva construção. Para tal, foi finalizada a demolição dos torreões dessa lateral e iniciados os trabalhos de fundação, que se completarão com uma estrutura metálica e a envoltura de cimento. Nesta lateral também se registam grandes alterações desde Junho de 2019. A primeira são as obras do estacionamento subterrâneo na zona que era ocupada pelo centro comercial da Esquina do Bernabéu. O novo nível subterrâneo foi aprofundado e iniciou-se a construção dos cinco andares da cave, em vez dos três que tinha o anterior centro comercial. Vão ser criados cerca de 500 lugares de estacionamento e serão possíveis novas utilizações, como o estacionamento dos autocarros do Real Madrid e da equipa visitante. A segunda alteração tem a ver com a demolição do edifício anexo, que albergava os escritórios institucionais do clube e a loja da Adidas. Este trabalho permitirá a construção de um novo edíficio que se eleverá por toda a lateral e terá dez níveis funcionais acima do solo (anteriormente eram três) e três subterrâneos. Será um edifício integrado no novo volume do estádio. Estas intervenções só foram possíveis concretizar com precisão e as máximas condições de segurança, graças à instalação nos arredores do Bernabéu dos meios auxiliares da obra. Entre eles destacam-se as seis gruas fixas de 90 metros de alcance. Também foi levada a cabo a ampliação do estaleiro da obra, através da montagem de novos espaços para refeições e vestiários para os trabalhadores, para assim se cumprirem com rigor as medidas de prevenção à COVID-19. Todas estas novidades têm como objectivo transformar o Santiago Bernabéu num estádio vanguardista, com a máxima comodidade, segurança e tecnologia de última geração, onde os adeptos possam continuar a viver experiêncas inesquecíveis.

Normas da DGS no sector da construção

Tendo em conta as recomendações veiculadas nos últimos dias pela DGS para aplicação no setor da construção, o Colégio de Engenharia Civil – Norte convida Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública para uma sessão técnica no próximo dia 20 de julho, às 17h30.

terça-feira, 14 de julho de 2020

Cinpar 2020

Para o especialista em patologia e reabilitação das estruturas é fundamental o conhecimento: da tecnologia dos materiais utilizados (pedra, adobe, madeira, aço, betão ou outro); das características geométricas das estruturas; dos possíveis ensaios de caracterização física e mecânica dos materiais; do comportamento dos elementos estruturais e das soluções de reabilitação e reforço. Nos últimos anos, a evolução do conhecimento nos domínios da patologia e reabilitação das construções, tem evidenciado um impulso significativo, por um lado pela crescente sensibilização dos diversos intervenientes no sector da construção, e por outro pelo surgimento de novos materiais, técnicas e soluções. Estatísticas recentes mostram que o investimento no sector da reabilitação continua a evidenciar uma tendência crescente. O CINPAR 2020 representa uma importante oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos, e para a troca de experiências nos domínios relacionados com a reabilitação e reforço de estruturas. 

sábado, 11 de julho de 2020

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Um novo paradigma para a engenharia!

Um novo rumo que terá ainda mais engenharia! Com tanta transformação os recursos estão a ser alterados e o nosso modo de vida é adaptado às novas circunstâncias. Ambiente, energia, agricultura, construção, têxtil, informática, infraestruturas, materiais, florestas, química, electrotécnica, mecânica... Tudo mudou e para as novas exigências têm correspondido respostas eficazes - em quatro meses que valeram por quatro anos, ou muito mais.  Continuem a contar com a engenharia, em todas as áreas, com a qualidade e com o propósito de servir a população, sempre da melhor forma possível.