A Engenharia Desportiva é a área multidisciplinar da engenharia voltada ao projeto, desenvolvimento e testes de equipamentos para preparação física e prática desportiva, e contempla as seguintes atividades:
- Projeto de Equipamentos: projeto e desenvolvimento de novos equipamentos para preparação física baseados nos requisitos dos atletas. Exemplo: projeto de cadeiras-de-rodas para pára-atletas.
- Testes e Experimentação em Laboratório: medição do comportamento de equipamentos, atletas e sua interação em ambiente controlado. Exemplo: medição da tração de chuteiras de futebol.
- Modelação e Simulação Computacional: simulação das forças atuantes sobre atletas e seus equipamentos (Análise por Elementos Finitos) ou simulação do fluxo de ar ao redor dos equipamentos (Dinâmica dos Fluidos Computacional). Exemplo: análise aerodinâmica no futebol.
- Teste de Campo: registo do comportamento de equipamentos desportivos no local da prática desportiva. Exemplo: gravação em vídeo de jogadores de ténis ao atingir a bola.
- Trabalho junto dos Órgãos Diretivos : avaliação dos efeitos de mudanças de regras dos desportos ou compreensão dos riscos de lesões durante o treino ou prática desportiva.
- Trabalho junto dos Atletas: trabalho em parceria para melhorar diretamente o seu desempenho.