sábado, 27 de janeiro de 2024

RV

Sempre Presente - 1 ano de Saudade 🙏🏻
(Recordando sempre o episódio da Serra da Estrela no ano 2000 com um excelente grupo de Amigos trazidos por Ti) ❄️🏔️

WOW

Terceiro e último dia do XXIII Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros 👷🏽‍♂️👷‍♂️👷🏻👷👷🏿👷🏾‍♀️👷🏽

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Sede F.C.PORTO - Aliados

💙🤍 A antiga sede do FC Porto na Avenida dos Aliados convertida num hotel de charme com preservação da fachada exterior e de outros elementos originais do edifício. 💙🤍

Texto do André Coelho Lima

Segundo dia do XXIII Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros

Segundo dia do XXIII Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros 👷🏼‍♂️👷🏼‍♀️👷🏻‍♂️👷🏽👷🏾‍♀️👷🏿👷👷🏻👷‍♂️👷🏽‍♂️

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

XXIII CONGRESSO NACIONAL DA ORDEM DOS ENGENHEIROS

XXIII CONGRESSO NACIONAL DA ORDEM DOS ENGENHEIROS 👷‍♂️👷🏼‍♀️👷🏾‍♀️👷🏽‍♂️👷🏻‍♂️👷‍♂️👷🏽👷🏾‍♀️👷🏿👷‍♀️👷👷🏻👷‍♂️👷🏼‍♂️👷🏽‍♂️

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Europeu 🇩🇪

Diogo Rema Marques, 19 anos, muita qualidade e como este nosso jovem os seus colegas de equipa da seleção nacional de andebol que estão em grande plano no europeu da Alemanha 🇩🇪
Venha a Suécia 🇸🇪
Parabéns Portugal 🇵🇹

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Há Engenharia em Mim

A Presidência da República reconheceu a importância do projeto desenvolvido pela OERN decidindo assim atribuir-lhe o Alto Patrocínio da Presidência da República.

O reconhecimento deste projeto, surge na sequência do trabalho que tem sido desenvolvido junto das escolas do ensino básico e secundário do Norte do país, com o objetivo primordial de despertar o interesse e a motivação dos alunos pela Engenharia e ciência exatas, bem como o desenvolvimento e ampliação dos seus conhecimentos, numa vertente lúdico-pedagógica ‘hands on’, tendo por base uma ferramenta de aprendizagem STEAM.

A implementação do projeto Há Engenharia em Mim® permite (re)conhecer o interesse e a motivação dos alunos na Engenharia e o efeito desta atividade no estímulo do uso do Engenho, tem vindo a aumentar a probabilidade dos estudantes escolherem um curso de Engenharia ao ingressarem no ensino superior.

Recorde-se que este projeto arrancou em em Bragança no final de 2022 e desde então tem percorrido escolas do ensino básico e secundário do Norte.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

PactOERN

📌 Hoje damos um importante passo para a qualidade e valorização dos Engenheiros. Hoje a #OERN assina o "𝐏𝐚𝐜𝐭𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐐𝐮𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐞 𝐕𝐚𝐥𝐨𝐫𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐓𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐄𝐧𝐠𝐞𝐧𝐡𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬" com 11 empresas de referência do Norte do país [A400 Projetistas e Consultores de Engenharia, Grupo @ACA, Grupo Casais, Efacec, Mota-Engil, Sopsec, S.A.., GEG - Engineering Structures for Life, Painhas, S.A., Infraspeak, BIMMS - BIM Management Solutions e Dourogás). Queremos purgar reconhecimento da qualidade e excelência do seu trabalho dos nossos Engenheiros. 
Há futuro onde há Engenheiros.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

DL 10/2024

Foi publicado o Decreto-Lei n.º 10/2024 de 8 de janeiro que procede à reforma e simplificação dos licenciamentos no âmbito do urbanismo, ordenamento do território e indústria, este diploma está enquadrado no âmbito do quadro do SIMPLEX do Programa do XXIII Governo Constitucional.

Medidas aplicáveis à Administração Pública e a todos os procedimentos relacionados com o exercício da função administrativa:

Eliminação de obtenção de licenças urbanísticas, criando-se:
– novos casos de obras sujeitas a comunicação prévia,
– novos casos de isenção (não existindo qualquer procedimento administrativo de controlo prévio, por exemplo quanto ao aumento de nr. de pisos sem aumento da cércea ou fachada) e
– de dispensa de controlo prévio.
– Contratação de serviços de fiscalização pelos municípios sem necessidade de aguardar pela aprovação de um decreto-lei que regulamente tal possibilidade.
– Simplificação dos procedimentos administrativos para obtenção de licenças urbanísticas, para a realização de comunicações prévias e no quadro das informações prévias.
– Aprovação de um regime de deferimento tácito para as licenças de construção, caso as decisões não tenham sido adotadas nos prazos devidos, o particular poderá realizar o projeto pretendido.
– Eliminação do alvará de licença de construção, o qual é substituído pelo recibo do pagamento das taxas devidas.
– Adoção de novas regras para que a contagem dos prazos processuais.

Medidas de simplificação na Área do Urbanismo:

– Eliminação da necessidade de parecer da entidade competente em matéria de património cultural em várias situações.
– Criação de uma Plataforma Eletrónica dos Procedimentos Urbanísticos, de utilização obrigatória para os municípios a partir de 5 de janeiro de 2026, que permitirá uniformizar procedimentos urbanísticos e evitar que existam práticas e procedimentos diferentes em vários municípios em matérias de natureza procedimental e formal.
– Clarificação dos poderes de cognição dos municípios no exercício do controlo prévio urbanístico, em especial relativamente à emissão de licenças;
– Eliminação de certas exigências excessivas em matéria de controlo prévio urbanístico.
– Adoção de medidas destinadas a simplificar o processo de obtenção da autorização para utilização, nomeadamente a autorização de utilização quando tenha existido obra sujeita a um controlo prévio.
– Simplificação dos processos em matéria de especialidades, os municípios não apreciam nem aprovam projetos de especialidades, os quais são remetidos para mera tomada de conhecimento e arquivo, acompanhadas de termos de responsabilidade emitidos pelos técnicos competentes em como os projetos foram realizados em conformidade com a lei.
– Simplificação dos processos de receção das obras de urbanização.
– Simplificação das formalidades relacionadas com a compra e venda do imóvel, eliminando formalidades que não representam valor acrescentado, nomeadamente a Ficha Técnica de Habitação (FTH).

Medidas de simplificação para o ordenamento do território:

– Simplificação do processo de reclassificação de solo rústico em solo urbano, com finalidade industrial, de armazenagem ou logística;
– Aceleração dos procedimentos de aprovação de planos de urbanização e planos de pormenor, através da eliminação do acompanhamento da elaboração dos mesmos pelas comissões de reclassificação de solo rústico em solo urbano, com finalidade industrial, de armazenagem ou logística;
– Aceleração dos procedimentos de aprovação de planos de urbanização e planos de pormenor, através da eliminação do acompanhamento da elaboração dos mesmos pelas comissões de  coordenação e desenvolvimento regional e da eliminação da fase de concertação;
– Simplificação do controlo urbanístico através da criação de novos casos de comunicação prévia que substituam licenças urbanísticas, através de uma densificação do conteúdo das unidades de execução sem, contudo, prejudicar a flexibilidade que este instrumento atualmente oferece.

Franz Beckenbauer 🙏🏻⚽

domingo, 7 de janeiro de 2024

2024 - Igualdade de Género na Engenharia

2024 é o Ano OE para a Igualdade de Género na Engenharia. 

A exemplo dos anos anteriores, a Ordem dos Engenheiros anuncia para cada ano um tema que vá ao encontro das preocupações do país e à necessidade de discussão na sociedade portuguesa.
Em 2024 o tema eleito foi o da Igualdade de Género na Engenharia, pela necessidade de captação e participação do talento, no feminino, onde historicamente, as engenheiras se encontram em número mais reduzido.

#anooe2024 #igualdade #sociedade #ordemdosengenheiros #genero