Realizou-se, ontem, sexta-feira, dia 29 de Novembro de 2019, o 4° Encontro da Engenharia Fafense, com o tema: Tecnologia na Engenharia. Os organizadores deste evento foram: Sandra Lapa - Engenheira Civil, Pedro Valente - Engenheiro Agronómico, Raffaele Sidóni - Engenheiro Civil, Joaquim Sampaio - Engenheiro Informático e António José Silva - Engenheiro Civil, que contaram com os oradores: Regina Ramos, Romeu Vieira e Tiago Oliveira e com a moderação de João Castilho. Também presente esteve Leonel Cunha e Silva da Delegação de Braga da Ordem dos Engenheiros. Depois das boas vindas dadas pelo presidente do Club Fafense, Pedro Valente, teve a palavra o representante convidado da OE que frisou ser um gosto estar em mais um encontro organizado por este grupo e com um tema de grande interesse na atualidade. Deu-se início aos trabalhos comandados pelo moderador, Engenheiro Têxtil João Castilhi, que iníciou as questões com a Engenheira Civil Regina Ramos, com enfoque nas áreas de qualidade e processos, dando o exemplo de várias soluções que estão a ser utilizadas em vários países onde neste momento se estão a executar grandes obras. O segundo orador, o Engenheiro e Gestor Industrial Romeu Vieira, explicou a importância da tecnologia no ramo têxtil e do acompanhamento do nosso país, com países mais desenvolvidos o que torna o ramo muito competitivo, apesar de ser um sector bastante volátil. Para findar, o Engenheiro Electrotécnico Tiago Oliveira, referiu as formas mais utilizadas neste momento de produção e armazenamento de energia, com exemplos muito vastos e ampliados da forma como este mercado se encontra, com grandes mudanças. Seguiu-se o debate com os cerca de cinquenta engenheiros presentes na sala do Club Fafense, com várias questões sobre a engenharia e do tema específico. Para finalizar, os djs e engenheiros: André Salvador, Engenheiro Electrotécnico e Miguel Barros, Engenheiro Civil, abrilhantaram o encontro, com o Baile da Engenharia.
sábado, 30 de novembro de 2019
sexta-feira, 29 de novembro de 2019
Engenharia Civil
É o primeiro ramo básico da engenharia com relação direta à satisfação das necessidades humanas, enquanto os outros ramos da engenharia são complementares à função da engenharia civil. A engenharia civil é denominada de engenharia geral porque a engenharia civil usa os princípios e informações fornecidas por outros ramos da engenharia.
O que é a Engenharia?
As necessidades básicas do ser humano são a água, a comida, as roupas e o abrigo. Com a rápida industrialização e urbanização, o ar fresco e não poluído tornou-se uma necessidade do povo, igualmente. Para atender a estas necessidades há diferentes trabalhos que são executados e a engenharia compreende a sua execução. O ramo do conhecimento que lida com os vários processos industriais é definido como a tecnologia. A tecnologia é um conhecimento sistemático de processos industriais. A engenharia tem o objetivo em direcionar os recursos da natureza para a utilização e conveniência do homem. A tecnologia é uma aplicação do conhecimento científico básico ao conhecimento avançado.
quinta-feira, 28 de novembro de 2019
domingo, 24 de novembro de 2019
Subscrever:
Mensagens (Atom)